Fundador da Ripple é processado por fraude nos EUA

Fundador da Ripple é processado por fraude nos EUA

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Essa já é a terceira vez em menos de dois meses, que os fundadores da Ripple Labs a empresa responsável pela criptomoeda Ripple (XRP) é alvo de mais uma nova ação judicial. O autor da ação acusa a Ripple Labs juntamente com seus responsáveis de obter lucro por meio da violação das leis estaduais e federais de valores mobiliários e principalmente por enganar o investidores com a venda de tokens Ripple não registradas (XRP – Unregistered ripple tokens).

Os autores da ação contra a Ripple Labs estão pedindo a restituição, bem como indenização por danos, e alegam que os responsáveis pela venda do token XRP, venderam títulos não registrados sob o código corporativo da Califórnia.

O processo, aberto por um investidor privado da XRP, é uma ação coletiva contra a Ripple Labs, que também cita o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse. Além disso, o processo alega que o XRP faz parte de uma oferta inicial infinita de moedas.

O autor da ação demonstrou no processo que todos os sinais apontam para a XRP ser uma “security”, e exige que a empresa divulgue certas informações aos investidores, incluindo os potenciais riscos. Citando que 20 bilhões de tokens foram dados aos fundadores da Ripple Labs e 80 bilhões à própria empresa, ele declara que os acusados ​​obtiveram lucros “despejaram” suas moedas para o público em geral sem chamar a atenção do mercado.

A ação também afirma que os acusados ​​empregaram várias táticas para impulsionar o preço do XRP. Um exemplo mencionado pelo autor da ação, foi que eles colocaram 55 bilhões de XRP em uma carteira criptografada de garantia para supostamente criar a certeza do suprimento da moeda. Na época, a empresa disse que essa atitude foi para apenas eliminar qualquer receio de que a empresa pudesse inundar o mercado com os tokens, mas na verdade essa atitude elevou o preço em cerca de 1000%.

Tom Channick, chefe de comunicação da Ripple, comentou o seguinte:

como qualquer processo civil, estamos avaliando o mérito ou a falta de mérito das alegações.

“Se o XRP é ou não uma segurança, é para a SEC decidir. Continuamos acreditando que o XRP não deveria ser classificado como segurança ”, acrescentou.

Fonte: financemagnates.com