Fundador da Alibaba.com diz que Bitcoin é uma bolha mas a Blockchain pode mudar o mundo

Fundador da Alibaba.com diz que Bitcoin é uma bolha mas a Blockchain pode mudar o mundo

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O magnata dos negócios bilionários Jack Ma falou sobre especulação no mercado de Bitcoin depois de dizer que a moeda virtual poderia ser uma bolha potencial.

Ma, que é o fundador do conglomerado de tecnologia Alibaba, fez a observação ontem ao lançar sua própria “carteira eletrônica”, baseada na blockchain que permitirá transferências de dinheiro entre Hong Kong e as Filipinas.

O investidor chinês bilionário, disse: “A tecnologia Blockchain pode mudar nosso mundo mais do que as pessoas imaginam, acrescentando que o Bitcoin pode ser uma bolha”.

Os comentários foram feito em um momento que o Bitcoin vive uma forte baixa em seu preço, a criptomoeda sofreu seu pior dia no mercado este ano no domingo, caindo para US $ 5.808, apesar de quase ter atingido uma máxima de US $ 20.000 no final do ano passado.

Perguntas sobre a vulnerabilidade do Bitcoin foram feitas após o aumento das pressões globais para regular a criptomoeda.

A invasão da exchange Bithumb também assustou o governo sul-coreano, e com isso os bancos centrais e governos de todo o mundo começaram a aumentar os debates sobre o futuro das criptomoeas.

A Ant Financial, uma afiliada do Ma’s Alibaba Group que antes era conhecida como Alipay, vem investindo em tecnologia blockchain há anos, mas o novo serviço de remessas anunciado hoje é um passo significativo no uso da blockchain no setor financeiro.

Apesar da opinião de Ma, pesquisas sugerem que ainda há esperança no setor de moedas virtuais e que o interesse em criptomoedas crescerá.

Em uma pesquisa com 15.000 pessoas, o ING Bank descobriu que 35% concordam que as moedas virtuais são o futuro das negociações online.

Jonas Goltermann, economista de mercados desenvolvidos do ING, disse: “No geral, os investimentos em criptomoeda constituem uma pequena fração dos ativos financeiros globais, muito menos que 1%, de acordo com o Bank of England. Portanto, seu impacto na economia global ainda é bastante limitado. Pelo menos do ponto de vista da política monetária e da estabilidade financeira, os bancos centrais parecem mais curiosos do que preocupados com o crescimento das criptmoedas.”

“Os resultados da nossa pesquisa sugerem que isso poderia mudar, já que muitos poupadores parecem dispostos a considerar investimentos em criptos. Se isso acontecer, esperamos que os formuladores de políticas tenham um interesse mais ativo nesses instrumentos e como eles [poderiam] afetam o resto a economia.”