Fundação Maker devolve tokens do fundo de desenvolvimento ao Makerdao

Fundação Maker devolve tokens do fundo de desenvolvimento ao Makerdao

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem do logotipo da Maker e uma tela mostrando o site da Maker

Fundação Maker devolveu parte de seu Fundo de Desenvolvimento ao MakerDAO ao se preparar para a dissolução

A Fundação Maker enviou um total de 84 000 tokens MKR ao MakerDAO e agora deixará o protocolo se tornar totalmente descentralizado. Estima-se que os tokens valham cerca de 480 milhões de dólares e serão deixados nas mãos da comunidade. O papel da Fundação desde o início foi construir o protocolo DAO e torná-lo auto-governável antes da saída.

Ela acredita que a maior parte deste trabalho está concluída e o que resta é a dissolução. Os tokens devolvidos foram parte de seu Fundo de Desenvolvimento que financiou seu trabalho. Este fundo não serve mais a nenhum propósito agora, pois o protocolo alcançou a maior parte de seus objetivos iniciais. A fundação, que esteve a cargo do protocolo, está programada para dissolver-se antes do final do ano.

Em seguida, iniciará uma nova era de descentralização para o protocolo. A MakerDAO é uma plataforma de crédito descentralizada que funciona na cadeia de bloqueio Ethereum. Ela apoia a moeda estável Dai, indexada ao dólar, e usa este token para votar em decisões que afetam o protocolo. Ao devolver os tokens de seu fundo de desenvolvimento, a Fundação MakerDAO entregou as rédeas do protocolo a seus usuários da plataforma.

A mudança é de fato importante para o protocolo que está no caminho da descentralização total. A administração da Fundação Maker irá agora determinar o que fazer com os tokens devolvidos. A Fundação confirmou o desenvolvimento em uma publicação no blog publicado ontem, especificando que não havia condições ou termos definidos para a devolução.

O anúncio detalhou que as contribuições técnicas para o motor de liquidação da Maker haviam sido finalizadas e a estrutura da unidade central do DAO já estava definida. Tudo o que resta, neste momento, é que a fundação se afaste e “se volte para dentro para se concentrar apenas em sua dissolução”.

No entanto, ela se manteve em menos de 1% do total do fornecimento de MKR que seria usado para financiar o processo de dissolução. Também prometeu continuar atualizando a comunidade, publicando relatórios de progresso até que finalmente se torne obsoleta. Após a dissolução, o protocolo se tornará verdadeiramente descentralizado e autossustentável.

“Para esse fim, reteve menos de 1% do total atual da oferta de MKR para administrar a transição e como um marco contra futuros passivos potenciais,” afirmava a publicação do blog.

O MakerDAO é um dos protocolos de empréstimo com melhor desempenho e atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking do TVL com aproximadamente 11,9 bilhões de dólares bloqueados. Aave (10,72 bilhões de dólares) e Compound (9,73 bilhões de dólares) seguem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.