HomeFujitsu lança sistema que transforma pontos de recompensa em fichas de blockchain

Fujitsu lança sistema que transforma pontos de recompensa em fichas de blockchain

Chris Roper

A Fujitsu, gigante japonesa de TI, anunciou que lançou um sistema de armazenamento de dados baseado em blockchain que pode ser usado por comerciantes de varejo para transformar ferramentas promocionais tradicionais, como cupons e pontos de recompensa.

De acordo com um comunicado publicado na quarta-feira, o sistema – atualmente sendo lançado no Japão – pode ser integrado às atividades promocionais de comerciantes em shopping centers ou zonas de turismo que tradicionalmente permitem que os consumidores gastem cupons ou pontos digitais recebidos de uma loja em diferentes pontos de venda dentro da área.

Por meio do tokenização de cupons e pontos digitais, o sistema blockchain pode processar e armazenar transações de uso dos consumidores de maneira descentralizada, reduzindo a carga de trabalho de um data center tradicional e permitindo uma melhor análise de dados, diz a empresa.

O objetivo final, segundo a Fujitsu, é revitalizar as economias regionais – isto é, se o aplicativo puder ser expandido em comunidades onde os pontos simbólicos podem circular entre lojas, restaurantes, escolas, transportes e locais turísticos.

Para chegar ao seu produto final, a Fujitsu realizou vários testes de campo usando a tecnologia blockchain por meio de parcerias com diferentes organizações, incluindo empresas ferroviárias, de telecomunicações e lojas convenientes. Em março deste ano, a empresa testou a tecnologia de tokenização de ponto em uma filial das lojas convenientes, a FamilyMart em Taiwan, onde uma plataforma de contabilidade distribuída era usada para fazer transações e armazenar os selos digitais dos usuários na loja.

A Fujistu não é estranha a blockchain, tendo participado em pilotos testando a tecnologia em transferências de dinheiro e já tendo lançado um sistema similar para compartilhamento seguro de dados. Mais recentemente, a empresa lançou um centro de inovação blockchain na Bélgica para facilitar pesquisas e projetos em torno da tecnologia.

Talvez mais notavelmente, em março, a empresa revelou uma nova tecnologia que, segundo ela, poderia ajudar a mitigar problemas com contratos inteligentes da Ethereum.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.