FTX agora permite que os usuários criem e listem NFTs em sua plataforma

FTX agora permite que os usuários criem e listem NFTs em sua plataforma

By Sam Grant - min. de leitura

A bolsa também criou um acesso mediante pagamento após o lançamento do mercado NFT para lidar com incidentes de spam

Sam Bankman-Fried, CEO da FTX, anunciou de uma forma bastante interessante que a bolsa de criptomoedas lançou seu próprio mercado de tokens não fungíveis (NFT). Ele divulgou a plataforma usando uma simples peça de arte de "Teste" que criou. Desde então, a peça teve lances crescentes e foi vendida esta manhã por $270.000. O CEO da FTX detalhou na postagem do Twitter que a nova plataforma NFT da bolsa estaria disponível exclusivamente para clientes dos Estados Unidos e permitiria que eles comprassem, vendessem e até cunhassem seus próprios NFTs.

A nova plataforma permitirá o comércio entre cadeias em Ethereum e Solana, ao qual Bankman-Fried acrescentou que em breve, os usuários receberão recursos adicionais. Ele listou alguns dos aspectos a serem introduzidos em breve, que incluem a capacidade de depositar e sacar. Haverá também uma provisão para os usuários trazerem NFTs de fontes externas para o FTX.

O anúncio significou uma mudança no modelo FTX atual que limita os usuários a armazenar e visualizar. Com um modelo operacional aprimorado, os usuários poderão vender seus NFTs por meio da bolsa, aproveitando a funcionalidade de depósitos e saques.

O mercado NFT foi inicialmente lançado com acesso gratuito para todos, mas registrou vários incidentes de spam pouco tempo após seu lançamento. Isso levou a bolsa a impor uma taxa única de $500 para os usuários que desejassem entrar.

“Devido ao grande número de envios, muitos dos quais eram apenas a imagem de um peixe, agora estamos cobrando uma taxa única de $500 para enviar NFTs”, postou Bankman-Fried.

No entanto, como esperado, os usuários não receberam muito bem as mudanças. Depois da resistência persistente dos clientes, a FTX arquivou a taxa de $500 que havia sido imposta e, em seguida, colocou uma taxa fixa mais justa de $10 para todos os usuários que buscassem cunhar NFTs, com os usuários que pagaram os $500 iniciais recebendo um reembolso.

Com a nova oferta, a FTX pretende cobrar dos usuários dos dois lados da venda. O comprador terá um retrocesso de 5%, com os vendedores também sendo cobrados outros 5%. A bolsa aconselhou os clientes em potencial a aderir à negociação apenas se compreendessem, pois todas as compras de NFT não serão reembolsáveis.

Muitos participantes do setor têm cada vez mais adotado e até fornecido a seus clientes a capacidade de brincar com NFTs. Binance, a maior exchange de criptomoeda do mundo em volume, anunciou sua plataforma NFT em colaboração com artistas, atletas e outros criativos em junho deste ano.