França ameaça barrar Libra do Facebook na Europa

França ameaça barrar Libra do Facebook na Europa

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O ministro do planejamento francês disse que a nação tem planos de barrar a criptomoeda, inclusive no restante da União Europeia. O motivo, segundo ele, é o fato de que a Libra pode vir a ser uma ameaça para a soberania do Euro. Bruno La Maire declarou que não é possível o país autorizar o desenvolvimento do ativo em solo europeu. Isto pode trazer circunstâncias mais difíceis para seu futuro no continente, e acabar afetando o criptomercado.

Preocupações da França

De acordo com o posicionamento de La Maire, a criptomoeda do Facebook será um ativo de ordem global, que terá por trás o responsável por uma rede social com mais de dois bilhões de usuários. Este fato, de acordo com ele, representa um perigo para a soberania monetária de vários países inclusive na Europa. Enfático, o ministro chegou a comparar a Libra com problemas como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Ele já havia declarado um parecer similar quando o anúncio do ativo foi feito, dizendo que estava fora de questão permitir que a Libra se torna-se um valor monetário soberano. O ministro falou também sobre a possibilidade de se criar um ativo público digital, contando com o apoio do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi e com a futura ministra Christine Lagarde.

O posicionamento do Facebook

Os responsáveis pela implementação da Libra já declararam que irão manter uma firme política contra qualquer possibilidade de lavagem de dinheiro, garantindo a integridade da criptomoeda. Desde que o ativo foi anunciado, tanto o criptomercado quanto os investidores estão de olho no que ele pode representar, sobretudo com relação a soberania do Bitcoin.

O planejamento de serviços da Libra inclui uma tentativa de conseguir uma licença para realizar pagamentos da criptomoeda. Para isto, seus responsáveis estão negociando a possibilidade na Suíça, que caso se concretize a tornará um ativo ainda mais forte. Ainda é cedo para dizer qual será o seu impacto sobe o Bitcoin e o criptomercado de forma geral. Mas a articulação que está sendo feita para a nova moeda digital poderá abrir portas para um futuro bastante promissor.

Enquanto a Libra ainda não é oficializada

O BTC, principal ativo do criptomercado, parece ter começado a reagir diante de uma sequência de quedas e instabilidade nos últimos dias. A criptomoeda, que estava prestes a cair para os quatro dígitos novamente, reverteu o quadro e está com uma valorização atual de mais de 1,4%. Seu preço atual está em torno de 10.200 dólares, valor que alivia os investidores. Porém, uma nova perda nas próximas horas e dias não está descartada.

Fonte:  Coindesk.

Veja também: LocalBitcoins avisa que usários do Tor podem estar em risco

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: