Forward Blocks: desenvolvedor cria novo conceito para escalabilidade do Bitcoin, sem precisar de Hard Fork

Forward Blocks: desenvolvedor cria novo conceito para escalabilidade do Bitcoin, sem precisar de Hard Fork

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Blockchain

Um dos co-fundadores da Blockstream sugere um novo conceito de escalabilidade do Bitcoin que supostamente não implementa um Hard Fork. O desenvolvedor do protocolo Bitcoin (BTC), Mark Friedenbach, introduziu um método para dimensionamento de Bitcoin que ele afirma não exigirá um Hard Fork, durante um evento em em Tóquio no dia 5 de outubro.

Forward Blocks: um novo conceito

O novo conceito apresentado na oficina “Scaling Bitcoin”, intitulado “Forward Blocks”, sugere um grande aumento de capacidade na cadeia por meio de uma alternância de Prova de Trabalho (PoW) que é feita como uma forqueta flexível, combinada com o uso de alternativas livros privados.

A proposta descreve um método para escalar as reivindicações para aumentar o “volume de transações de liquidação em níveis atuais de 3584x” e melhorar a resistência à censura por meio do sharding.

Durante a apresentação, Friedenbach sugeriu grandes melhorias para transações Bitcoin on-chain, ou aquelas que aparecem no blockchain do Bitcoin. A chamada alternância “soft-fork” implica um fortalecimento das regras de consenso em que nós antigos “ainda vêem o avanço da Blockchain”. A pesquisa também representa uma definição de “soft forward fork compatível”, para a qual nós não atualizados ainda recebem e processar todas as transações.

O termo sharding conquistou a maior popularidade em referência às próximas atualizações importantes do blockchain Ethereum (ETH). Anunciado em referência ao Ethereum por seu co-fundador Vitalik Buterin em abril de 2018, o termo implica um método para aumentar o número de transações que um blockchain pode processar. A idéia de particionamento é que, para transações on-chain, vários computadores da rede podem dividir a carga de trabalho da transação entre eles.

Friedenbach, que também é um ex-contratado da NASA, afirmou em sua palestra que não pretendia considerar soluções originais de escalabilidade do Bitcoin, mas estava pensando sobre “o desenvolvimento de uma mudança dupla de PoW onde você introduz um novo PoW com um soft fork. Ao sugerir a adição de outro algoritmo de PoW, o desenvolvedor enfatizou que seu trabalho não é, na verdade, uma proposta para mudanças subsequentes, mas sim uma idéia para os desenvolvedores considerarem “um bom ponto de partida”.

O problema da escalabilidade do Bitcoin é um dos principais tópicos de discussão em torno da criptomoeda superior.

Em julho deste ano, um grupo de engenheiros da Bitcoin anunciou o lançamento do Grupo de Tecnologia de Operações Bitcoin (Bitcoin Optech) para resolver o problema da escalabilidade da blockchain do Bitcoin. A equipe sem fins lucrativos conta com o apoio de importantes players do setor, como o membro do conselho da PayPal, Wences Casares, executivo da Kohlberg Kravis Roberts & Co., John Pfeffer, e o grupo de pesquisa e desenvolvimento de criptomoedas Chaincode Labs.