Ford registra patente para transações de criptomoedas em veículos

Ford registra patente para transações de criptomoedas em veículos

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os americanos poderiam em breve estar fazendo transações de criptomoeda de seus veículos e chegando aos seus destinos mais rapidamente. Uma subsidiária da Dearborn, a Ford Motors, com sede em Michigan, recebeu uma patente do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos para uma tecnologia movida a criptomoeda para alimentar seus carros. O sistema é chamado de “Cooperatively Managed Merge and Pass (CMMP)”. Foi aberto em 2016 e foi concedido apenas à Ford Global Technologies.

O CMMP é um sistema baseado em token que opera dentro de seu próprio ecossistema, mas também na estrada aberta. É uma plataforma de comunicação veículo-veículo ou carro-a-carro na qual – a pedido dos motoristas participantes e com tecnologia GPS – os carros podem falar uns com os outros sobre padrões de tráfego. O sistema também monitoraria e coletaria dados sobre os motoristas, o que, durante um período em que o Facebook está passando por um problema de compartilhamento de dados, poderia levantar algumas preocupações.

“O sistema CMMP opera com transações individuais baseadas em token, onde os veículos comerciais e os veículos dos consumidores concordam em negociar unidades de criptomoeda”, de acordo com a patente.

Ele dá ao veículo consumidor “acesso preferencial de faixa” durante períodos de congestionamento intenso, permitindo que entrem e saiam do tráfego por um preço. A patente explica ainda: “os veículos comerciais ocupam voluntariamente as faixas mais lentas do tráfego para facilitar que o veículo do consumidor se una em suas pistas e passe conforme necessário”.

Os veículos mercantes são pagos em tokens CCMP por dar ao veículo consumidor o direito de passagem. O preço depende da vantagem temporal que o veículo consumidor está solicitando.

O pedido de patente explica:

“Por exemplo, um motorista de um veículo consumidor que está atrasado para um compromisso pode solicitar a passagem de qualquer veículo mercante participante por uma duração de 10 minutos em uma estrada ou rodovia particular por 60 tokens CMMP, a uma taxa de 10 segundos de acesso preferencial por token. ”

Ele não diz se outras criptomoedas, como o Bitcoin ou Ripple (XRP), também serão suportadas.

Ford está investindo pesado em tecnologia

Parece um projeto que poderia fazer parte da ICO de uma startup, mas a Ford, que se comprometeu a investir US$ 11 bilhões em veículos elétricos até 2022, não menciona nenhum plano de captação de recursos. Também investiu pesado em dispositivos móveis e está investindo mais de US$ 1 bilhão em inteligência artificial na próxima meia década.

Um sistema movido a tokens é um passo lógico para impulsionar o que Jim Hackett descreveu como “veículos inteligentes em um mundo inteligente”. Hackett está no comando da montadora há menos de um ano e foi contratado para reforçar a tecnologia da Ford.

Enquanto isso, as montadoras já demonstraram interesse na tecnologia blockchain, com a Ford no ano passado procurando contratar um engenheiro com experiência em blockchain em tecnologia móvel e a Toyota em parceria com startups blockchain.