HomeFirefox adiciona ferramentas contra cryptojacking

Firefox adiciona ferramentas contra cryptojacking

Melissa Eggersman

Quando estamos na internet existem diversos riscos que corremos. Podemos estar sendo observados através de trackers em diferentes sites, podemos ter nossos dados roubados por diferentes tipos de malwares e também podemos ter a força computacional da máquina e eletricidade usados para minerar criptomoedas. Esse é um tipo de ataque chamado de cryptojacking.

O Mozilla, empresa por trás do navegador Firefox, está se esforçando para tentar inibir a ação de malwares de cryptojacking para seus usuários.

A empresa anunciou algumas ferramentas de segurança para ajudar a combater esses malwares. Por enquanto elas ainda não estão disponíveis para a versão comercial do Firefox, mas estão disponíveis nas versões Nightly 68 e Beta 67, para testes. A Mozilla planeja que as novas ferramentas sejam disponibilizadas em todas as versões do Firefox automaticamente.

As novas ferramentas de segurança têm como objetivo bloquear scripts em sites que podem identificar o hardware em computadores e usar esse hardware para minerar criptomoedas. As ferramentas também tem como objetivo parar scripts de “Fingerprinting”, que é a coleta de dados constante por sites e empresas que querem criar a sua “persona digital” como consumidor.

Acabar com o Fingerprinting é importante para garantir a anonimato do usuário que utiliza as ferramentas da Mozilla. Já os scripts de cryptojacking dispensam apresentações em relação aos seus prejuízos, podendo deixar os computadores bem mais lentos, além de gastar bastante energia.

As ferramentas do Firefox vão funcionar ao bloquear completamente esses scripts. A Mozilla está trabalhando de perto com a Disconnect para identificar os domínios usados em Fingerprinting e cryptojacking. Assim, quando eles são detectados, a proteção de conteúdo do Firefox evita que eles sejam executados.

Para ativar essas ferramentas no Nightly 68 e Beta 67, vá para Menu Principal > Preferências > Privacidade e Segurança. Clique em “Personalizado” abaixo de Bloqueio de Conteúdo e selecione as opções Cryptominers e Fingerprinters.

Veja também: Rede Bitcoin processou mais de 400 milhões de transações

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.