Fique tranquilo: o governo jamais poderá controlar o Bitcoin

Fique tranquilo: o governo jamais poderá controlar o Bitcoin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin é uma famosa criptomoeda descentralizada, um sistema de armazenamento de valor e um meio de transação um pouco menos eficaz. Ele permite transferências quase instantâneas em todo o mundo sem um intermediário ou órgão regulador, dando-lhe sinal verde. Os fãs de criptomoeda temem que a regulamentação do governo possa arruiná-lo, mas eles não devem se preocupar. Qualquer tentativa de controlar o bitcoin não funcionará.

Nem governos, nem órgãos reguladores podem interferir: O Bitcoin é livre

Além das dificuldades apresentadas pela descentralização do bitcoin em si, os governos e os órgãos reguladores mostraram que eles não compreendem os tópicos tecnológicos, e o bitcoin é um dos mais complexos. Enquanto os governos lutam para banir tecnologias como o Tor e a criptografia, parece impossível imaginá-los ganhando a capacidade de realmente impactar o bitcoin – e seus contemporâneos de moedas alternativas – de uma maneira que poderia impedir seu progresso.

É impossível supervisionar o Bitcoin

Existem vários componentes-chave para o bitcoin e as altcoins, que os tornam bem-sucedidos como métodos de transação e armazenamentos de valor. Eles são fáceis de transferir, não é necessário um intermediário e não podem ser vinculados a proprietários que não querem ser identificados. Todos esses são grandes problemas para qualquer governo que queira ter uma opinião maior sobre como eles operam.

O Bitcoin não está vinculado a nenhum território ou instituição financeira. Existem dezenas de exchanges populares e, mesmo que não existam, tudo o que você precisa é de carteiras e uma conexão de rede para poder realizar transações de bitcoin. O blockchain sobre o qual ele é construído não requer nenhuma instituição para operá-lo e, de fato, é a antítese completa de tal idéia, operando como um livro público em vez de privado.

Sem essa localização central para fechar, qualquer repressão significativa teria que ser um esforço global. Mesmo que, de alguma forma, um país impedisse que as transações de bitcoin ocorressem dentro de suas fronteiras, um sistema simples de VPN ou Proxy permitiria que os usuários operassem internacionalmente com poucos problemas.

Se governos pudessem interferir, o torrent não existiria mais

Se os governos pudessem efetivamente parar uma rede ponto a ponto, eles desativariam as práticas ilegais de sites de torrent há mais de uma década. Até mesmo o sucesso dos sites de torrent tipo hydra não é uma analogia perfeita para o bitcoin, porque o status legal das criptomoedas é muito fácil de ser debatido.