Finlândia vai vender quase 2 mil BTC ligados a drogas no valor de milhões

Finlândia vai vender quase 2 mil BTC ligados a drogas no valor de milhões

By - min. de leitura
Pilha de bitcoins e algemas de metal em cima de notas de dólares

A Finlândia está trabalhando para vender quase 2.000 bitcoins (BTC) que apreendeu de traficantes de drogas

A agência alfandegária da Finlândia deve vender um estoque de bitcoins vinculados a drogas sob sua custódia. A agência confiscou os bitcoins do comércio de drogas anos atrás e agora está pronta para lucrar com eles, com os bitcoins valendo dezenas de milhões de dólares.

A agência anunciou seus planos na terça-feira, revelando que montou tudo para vender 1.981 bitcoins. O Bitcoin tem se recuperado nos últimos meses, com o preço da criptomoeda tocando brevemente na marca de $40.000 pela primeira vez há algumas horas. Embora tenha remontado a $38.000, a agência alfandegária da Finlândia ainda teria lucros enormes com a venda dos bitcoins proposta.

De acordo com algumas estimativas, os bitcoins apreendidos, quando vendidos, são suficientes para fornecer vacinas Corona para mais de quatro milhões de finlandeses. É difícil estimar o valor exato dos 1.981 bitcoins, pois o preço da criptomoeda líder varia entre as bolsas. No entanto, o Bitcoin estava sendo negociado a $38.000 nas últimas horas e isso poderia elevar o valor dos bitcoins apreendidos para $75 milhões.

De acordo com a agência, haveria ganhos muito mais significativos do que o esperado quando os bitcoins fossem apreendidos de traficantes de drogas em 2016. Naquela época, o Bitcoin era negociado a $600 por moeda e a Finlândia teria vendido as moedas por cerca de $1 milhão.

A alfândega da Finlândia não vendeu os bitcoins antes, temendo que eles pudessem entrar novamente no comércio de drogas. No entanto, os funcionários estão deixando de lado essas preocupações e planejam vender a criptomoeda. Pekka Pylkkänen, CFO da Alfândega, acrescentou que a agência venderia os bitcoins depois de conversar com o Ministério das Finanças. No entanto, a alfândega ainda não definiu uma data para a venda. “O dinheiro recebido com a venda vai para o estado finlandês, não fica na alfândega”, concluiu Pylkkänen.

O uso de Bitcoin no crime tem sido uma das principais preocupações de governos e reguladores em todo o mundo. Isso impediu o BTC de ganhar uma adoção em massa precoce e viu vários governos reprimirem o uso da criptomoeda. No entanto, a maioria dos países está implementando regulamentações para orientar o uso de Bitcoin e outras criptomoedas à medida que lentamente ganham adoção e se tornam predominantes.