Fim da mineração barata de Bitcoin na China? Hidroelétrica vai parar de fornecer mineradoras, segundo rumores

Fim da mineração barata de Bitcoin na China? Hidroelétrica vai parar de fornecer mineradoras, segundo rumores

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os mineradores de bitcoin chineses são a última parcela da comunidade de criptomoedas do país para serem atingidas por restrições. Desta vez, não é o governo, mas uma subsidiária da State Grid Corporation que emitiu o decreto, em uma mudança que questiona a capacidade do país de “sustentar as operações de mineração de bitcoin”. Atualmente, tanto as redes do Bitcoin quanto a do Bitcoin Cash dependem fortemente dos esforços dos mineradores chineses, que possuem mais de 80% da distribuição de hashrate.

Decreto em chinês

O espaço de criptomoedas se acostumou com as palavras “repressão chinesa” em várias notícias. Este ano, eles já foram aplicados a ICOs e exchanges dentro do país, e não é nenhum segredo que o governo ainda não está apaixonado pela mineração. De acordo com a revista Caijing de Pequim, as estações hidrelétricas receberam ordens para cessar todo o fornecimento de eletricidade aos clientes envolvidos na mineração de bitcoin.

A Sichuan Electric Power Company, uma fornecedora nacional com sede em Chengdu, no sudoeste, emitiu um edital declarando que é doravante ilegal fornecer eletricidade para operações de mineração de bitcoin. As estações hidrelétricas que estão descobrindo esta ordem serão sujeitas a “punição”.

O fim da eletricidade barata?

A província de Sichuan é o município da mineração da bitcoin. É aqui que podem ser encontrados armazéns preenchidos com fileiras de ASICs, principalmente gerados por hidrelétricas baratas. A província é valorizada por suas regiões montanhosas e vastos rios e afluentes que deram origem a hidrelétricas grandes e pequenas.

Durante os períodos de pico de geração de eletricidade, as usinas hidrelétricas foram deixadas com um superávit. Até recentemente, o excesso de água havia sido desperdiçado. A mineração de Bitcoin forneceu uma solução para esse desperdício, permitindo que as estações hidrelétricas ganhassem dinheiro e proporcionassem aos mineradores uma eletricidade barata. Foi uma relação simbiótica que funcionou para ambas as partes até agora.

Ordem para desligamento

O decreto emitido pela Sichuan Electric Power Company não descarta a mineração de bitcoin. O que faz sinalizar o fim das negociações diretas entre usinas hidrelétricas e fazendas de mineração. Isso poderia anunciar o fim da mineração de bitcoin barato na China. Sem um fornecimento constante de energia barata, os lucros da mineração podem diminuir até que eventualmente não seja mais lucrativo manter as operações funcionando. A repressão não deve afetar grandes operações de mineração, como a da Bitmain, que já tem um acordo para adquirir eletricidade a preços competitivos. Para pequenas operações de mineração que aproveitam ao máximo a estação chuvosa de Sichuan, no entanto, pode ser o fim do jogo.

Com a aproximação do inverno, um momento em que muitas usinas hidrelétricas desligaram, as fazendas de mineração de Sichuan teriam se preparando para mudar as fontes de energia mais caras em qualquer caso. A última proclamação da Sichuan Electric Power Company não anunciará o fim da mineração chinesa, mas pode acelerar seu retiro para pastagens recém-equipadas com fontes de energia baratas e zero intervenção no nível estadual.

Via: News Bitcoin
Tradução: Guia do Bitcoin

Assine nossas mídias sociais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/