“Fiat será usada apenas por criminosos,” afirma Tim Draper

“Fiat será usada apenas por criminosos,” afirma Tim Draper

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

Tim Draper, o famoso investidor de capital de risco e “touro” do Bitcoin, deu alguns depoimentos interessantes sobre o futuro das criptomoedas e das moedas fiat. No mesmo dia em que o Bitcoin chegou a quase $4000 e as outras criptos vivenciaram uma onda de valores mais positivos, o investidor afirmou que as moedas fiat serão mais usadas por criminosos no futuro.

Segundo ele, o Bitcoin pode se tornar a moeda predominante nos próximos cinco anos. Ao contrário da impressão que muitos têm hoje sobre as criptomoedas serem mais usadas por criminosos, ele acredita que as moedas fiat é que passarão a ser usadas exclusivamente por criminosos.

“Em agosto de 2018, um agente da U.S. Drug Enforcement Administration (DEA) observou que a organização está preferindo que os criminosos usem criptomoedas ao invés de fiat devido à facilidade de rastreamento através da blockchain,” escreveu Michael Lavere no Ethereum World News.

Isso acontece porque, apesar das transações feitas na blockchain oferecerem um certo nível de anonimidade, o movimento do capital é armazenado em uma ledger pública que pode ser rastreada com propósitos legais.

Ou seja, essas transações podem sim ser encontradas caso seja necessário. Essa impressão que as pessoas têm sobre a blockchain ser um ambiente totalmente “irrastreável” em qualquer caso vem do desconhecimento sobre o assunto. Ela ainda tem a vantagem de, além de oferecer segurança, não permitir que os seus dados sejam modificados, uma vez que registrados, algo que pode acontecer no caso das transações envolvendo moedas fiat.

Draper está sempre reforçando a sua posição sobre a Bitcoin ser superior às moedas fiat. Segundo ele, em cinco anos as criptomoedas serão a moeda de troca suprema. Já as moedas fiat irão se provar obsoletas e serão relegadas apenas ao uso por criminosos.

Em entrevista ao programa de TV Fox Business, ele também disse acreditar que a fiat nos bancos tem menos segurança do que os valores que ele armazena em criptomoedas como o Bitcoin. “Meu banco está constantemente sendo atacado por hackers,” enquanto o BTC apoiado pela blockchain não pode ser atacado ou manipulado. Ele até mesmo comparou a troca de Bitcoin por fiat com a troca de ouro por conchas marítimas.

Mas há algumas ressalvas quanto às afirmações de Draper. Conforme observa o Ethereum World News, o crescimento da Monero (XMR) e outras criptomoedas baseadas em privacidade podem mudar essa narrativa. Elas, além de oferecerem transações baseadas na blockchain com total segurança e confiança, podem garantir também total anonimidade.

Analistas apontam que a necessidade de moedas baseadas em privacidade pode influenciar positivamente no preço do Monero e outras moedas que se baseiam nesse mesmo conceito, enquanto aquelas voltadas para transações de rotina vão se tornar menos sensacionalizadas.

Veja também:

Lition vai lançar testnet da primeira “blockchain deletável” do mundo