FedEx inicia uso da tecnologia Blockchain e promete revolucionar indústria de logística

FedEx inicia uso da tecnologia Blockchain e promete revolucionar indústria de logística

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O sistema de entrega e logística da FedEx está voltando-se firmemente para a tecnologia descentralizada implementando soluções de Blockchain em seus principais processos.

O gigante da entrega global FedEx está trabalhando com a Blockchain in Transport Alliance (BiTA) – um grupo de trabalho de empresas líderes de frete, entregas e logística que se reúnem para desenvolver e implementar a tecnologia blockchain entre as operações diárias. Primeiro divulgado pela publicação da indústria FreightWaves, a FedEx está especificamente investigando a criação de padrões de logística uniformes para aplicativos de cadeias de blocos em toda a indústria.

A BiTA, que vê membros como a UPS e a SAP, é o consórcio de cadeias de blocos de escolha para o setor de transporte e logística de trilhões de dólares.

Entre os membros fundadores da BiTA, a FedEx já está empreendendo vários pilotos de Blockchain com foco na resolução de disputas, de acordo com o vice-presidente de planejamento estratégico da FedEx Freight, Dale Chrystie. A tecnologia Blockchain pode ser um recurso chave para melhorar a experiência do cliente, fornecendo dados seguros e transparentes, acrescentou.

Falando à publicação, o executivo declarou:

“Temos milhões de registros por dia em nosso sistema, e pensamos em blockchain como uma cadeia de custódia segura que poderia transformar o setor de logística. Acreditamos que isso é bastante promissor nesse espaço e agilizará toda a troca de dados de forma muito segura “.

O setor de logística e frete está particularmente preparado para a interrupção da transformação pela tecnologia blockchain. Um livro contábil descentralizado, imutável e em tempo real, poderia diminuir significativamente o custo operacional aumentando a eficiência e tempos de resposta mais rápidos para um processo de cadeia de abastecimento mais rápido.

O vice-presidente sênior de serviços da FedEx, Kevin Humphries, sublinhou a importância de oferecer transparência total aos clientes que utilizam os serviços de frete e logística da empresa.

Ele adicionou:

“E o blockchain está abrindo a porta para isso, dando aos clientes ainda mais visibilidade ao seu pacote antes que ele entre em nossas mãos e depois que ele deixe nossas mãos”.

A Humphries continuou a confirmar o desenvolvimento da FedEx dos pilotos de Blockchain para ter uma “vantagem” proativa na compreensão da tecnologia antes de uma eventual implantação em diferentes plataformas da indústria.