FCA e Banco da Inglaterra vão colaborar em um sistema de relatórios regulatórios de blockchain

FCA e Banco da Inglaterra vão colaborar em um sistema de relatórios regulatórios de blockchain

By - min. de leitura

O regulador divulgará mais detalhes e feedback sobre a iniciativa até o final do ano

A Financial Conduct Authority (FCA), o regulador dos mercados financeiros do Reino Unido, está pronta para começar a usar a tecnologia blockchain para impor relatórios regulatórios.

O regulador supostamente trabalhará com o Banco da Inglaterra (BoE) na iniciativa, com o projeto destinado a cortar custos de conformidade regulatória em milhares de empresas.

Ao anunciar o desenvolvimento, o CEO da FCA, Nikhil Rathi, disse que os processos de conformidade custam £1,5— £4 bilhões (cerca de $2,06- $5,5 bilhões) por ano. Ele observou que o alto custo estava por trás da parceria do regulador com o BoE no programa de relatórios regulatórios baseado em blockchain.

"Conectando-se às empresas por meio de blockchain e tecnologia API e implementando regulamentação legível e executável por máquina, as verificações de conformidade podem ser concluídas quase em tempo real", acrescentou o chefe da FCA.

A mudança da FCA surge em meio a planos de estender sua presença em todo o Reino Unido, com o objetivo de fornecer uma abordagem regulatória ainda melhor para lidar com questões nos mercados financeiros.

A iniciativa digital contribui para essa abordagem, pois o regulador busca empregar um grupo cada vez maior de cientistas e analistas de dados. A agência reservou £120 milhões ($164,6 milhões) como um orçamento para aprimorar seus recursos de relatórios digitais.

A FCA, que nos últimos meses aumentou sua supervisão regulatória no setor de criptomoedas, está procurando estender sua aplicação em torno de negócios com muitos dados.

A mudança, Rathi observou, é uma resposta ao potencial de empresas e indivíduos explorarem as enormes reservas de dados para ajudar os agentes mal-intencionados. O regulador de mercados do Reino Unido planeja publicar mais detalhes sobre o projeto antes do final de 2021.

As autoridades do Reino Unido estão adotando uma abordagem cada vez mais rigorosa em relação à proteção do consumidor, especialmente quando se trata do uso de criptomoedas. Além de exigir que todos os negócios com foco em criptografia obtenham aprovação, o regulador alertou os usuários contra o investimento em ativos altamente voláteis como o Bitcoin.