Falso “criador do Bitcoin”, Craig Wright, está tentando patentear a moeda

Falso “criador do Bitcoin”, Craig Wright, está tentando patentear a moeda

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

bitcoin-craig-wright-charlatao
Imagem: Divulgação

Segundo a Reuters, Wright entrou com mais de 50 pedidos de patentes através da EITC Holdings Ltd.

Não é a primeira vez que alguém tenta patentear o termo “Bitcoin”, mas ninguém esperava que Craig Wright era uma dessas pessoas. Há pouco tempo atrás, Wright alegou que ele era o criador do Bitcoin, o próprio Satoshi Nakamoto, pseudônimo utilizado pelo real criador da moeda, ainda não conseguiu apresentar qualquer prova acreditável. Como se constata, ele quer construir um portfólio de patentes em torno dessa cripto-moeda, bem como a tecnologia subjacente ao protocolo, a Blockchain.

Craig Wright é talvez uma das pessoas mais desprezados do mundo Bitcoin agora. Após falsamente alegar que ele era Satoshi Nakamoto, sua credibilidade só caiu em queda livre. Agora que ele está tentando construir um império de patentes em torno do Bitcoin e da tecnologia blockchain, sua reputação vai de mal a pior.

Craig Wright: um verdadeiro charlatão que quer destruir o bitcoin.

Para quem ainda tinha alguma dúvida quanto à prova se Wright era o verdadeiro Satoshi Nakamoto , suas ações falam mais alto que palavras. Bitcoin é uma moeda projetada para ser uma ferramenta livre e acessível para todas as pessoas deste mundo, e as patentes não têm nada a ver com este conceito. Qualquer um que tente patentear algo relacionado ao Bitcoin e a blockchain não tem as melhores intenções com a criptomoeda, muito menos ser o criador desse ecossistema.

Segundo a Reuters, Wright entrou com mais de 50 pedidos de patentes através de EITC Holdings Ltd. Todos esses arquivamentos ocorreu entre fevereiro de 2016 e a data de hoje. É interessante notar que ele estava trabalhando em seu império de patentes ao fazer as reivindicações de que era o verdadeiro Satoshi Nakamoto, indicando que havia algo muito maior em jogo do que a maioria das pessoas tinham previsto.

400 pedidos de patente na agenda

Esta semana passada, EITC Holdings Ltd – que é dirigido por dois dos companheiros de Wright – registrado outros 11 pedidos de patente. Mesmo que algumas dessas afirmações tenha sido concedidas, seria uma virada significativa na história do Bitcoin. Com muitas instituições financeiras explorando esta tecnologia, Wright faria uma morte de todo esse legado e avanço.

Algumas fontes indicam que a EITC Holdings está planejando aplicar um total de 400 aplicações diferentes para Bitcoin e toas baseadas na blockchain nos próximos meses.

Apesar de todos estes pedidos de patentes, é importante notar que Bitcoin nem blockchain não podem ser controladas através de meios tradicionais. Como não há centralização envolvida em qualquer um dos protocolos, será quase impossível patentear uma tecnologia que já existe há vários anos e que é open-source e totalmente pública.

E você, o que acha dessa atitude de Craig Wright? Deixe seu comentário.