Facebook vai comprar a Coinbase?

Facebook vai comprar a Coinbase?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um novo e surpreendente rumor tem circulado ultimamente na internet entre a comunidade cripto: “O Facebook quer comprar a Coinbase”, uma das mais populares plataformas de negociação de criptomoedas.

A compra da Coinbase pelo Facebook pode ter um resultado positivo na adoção geral e na conscientização sobre as criptomoedas. Embora o Facebook ainda esteja se recuperando do escândalo da Cambridge Analytics, ainda é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.

Porém este boato parece mais uma especulação que deu errado. No entanto, há alguns fundamentos que podem dar credibilidade a esse “boato”. Primeiro, os relatos de uma possível aquisição da Coinbase pelo Facebook surgiram pela primeira vez em um artigo publicado no The Economist no início de junho. O Facebook surpreendeu a todos recentemente quando anunciou suspensão da proibição as propagandas de criptomoedas.

Embora alguns acreditem que essa decisão foi motivada pela “ganancia”, pois o Facebook não quer abrir mão de toda a renda gerada pela publicidade desse setor, alguns estão agora especulando que isso demonstra uma possível compra da Coinbase. Muitos acreditam que a recente grande reforma na equipe de gerenciamento do Facebook, tem sido uma das razões pelo cancelamento da proibição das propagandas relacionadas a criptomoedas e principalmente a possível compra da exchange Coinbase.

Vale destacar que o homem que lidera a equipe responsável pelas pesquisas da tecnologia Blockchain no Facebook é David Marcus, que antes era responsável pelo Facebook Messenger. Marcus é um dos membros do conselho da Coinbase e tem estreitado os laços entre as duas empresas. Não se sabe se a influência de Marcus está diretamente ligada a uma possível compra da Coinbase, mas pelo menos sua presença por lá, demonstra, sem dúvida, a valorização do Facebook pela tecnologia blockchain.

Dia 27/06 um novo artigo do The Independent aumentou ainda mais a agitação daqueles que acreditam numa iminente compra da Coinbase. O artigo citou o empresário de tecnologia Oliver Isaacs que disse: “não seria uma surpresa” se o Facebook fizesse uma oferta pela Coinbase. A verdadeira surpresa é: será que a Coinbase aceitaria tal oferta?

Nem a Coinbase nem o Facebook se manifestaram sobre o assunto, mas, um porta-voz do Facebook citou um post de janeiro de Mark Zuckerberg sobre o potencial das criptomoedas.

Queremos enfatizar que esse é apenas um boato. No entanto, com a recente mudança do Facebook em relação as propagandas de criptomoedas, e o estreitamento entre as duas empresas, certamente é bom ficar de olho. Onde há fogo, há fumaça. Se o Facebook de fato, comprar a Coinbase, instantaneamente aumentaria a visibilidade sobre as criptomoedas e daria credibilidade e legitimidade as criptomoedas.

Vale a pena ficar ligado nesses rumores, o mero boato de tal aquisição é sem dúvida, uma possibilidade interessante.

Fonte