Facebook não vai lançar a Libra até receber aprovação total

Facebook não vai lançar a Libra até receber aprovação total

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

O Facebook não lançará a Libra, a controversa e também aguardada criptomoeda que está planejando construir com dezenas de empresas parceiras, até que as preocupações dos órgãos reguladores sejam totalmente abordadas, de acordo com o principal executivo da empresa no projeto.

Isso quer dizer que, em teoria, a criptomoeda do Facebook não vai ser lançada até que o governo decida que a moeda está de acordo com o que eles acham que deve ser correto.

David Marcus, o CEO da Calibra que comparecerá diante dos membros das duas casas do Congresso dos EUA para discutir o projeto esta semana, disse que o Facebook também receberá “aprovações apropriadas” antes de lançar a Libra.

Segundo ele, a ideia da Libra não é competir com as moedas nacionais dos países e não vai interferir nos bancos centrais e nas políticas monetárias. A afirmação está em um depoimento preparado para uma audiência de 16 de julho perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA.

“O tempo entre agora e o lançamento é projetado para ser um processo aberto e sujeito a supervisão e revisão regulatória”, escreveu ele no testemunho. “Nós sabemos que precisamos ter tempo para fazer a moeda da forma correta. E quero ser claro: o Facebook não oferecerá a moeda digital Libra até que tenhamos resolvido completamente as preocupações regulatórias e recebido as aprovações apropriadas.”

Ainda assim, o Facebook disse que está de olho no próximo ano como data de lançamento da Libra.

Desde o anúncio inicial da moeda, o Facebook atraiu a ira dos legisladores céticos, o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, o presidente dos EUA Donald Trump e também de membros legisladores da Rússia, Índia e França.

Embora os detalhes continuem escassos, o Facebook e seus parceiros dizem que o token será construído em uma nova infraestrutura de blockchain e será apoiado por uma reserva de depósitos bancários e títulos do governo de curto prazo.

Veja também: Queda do Ethereum na Bitmex prejudica negociações alavancadas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: