Facebook vai criar criptomoeda para transferências no WhatsApp

Facebook vai criar criptomoeda para transferências no WhatsApp

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

logo do whatsappe do facebook

De acordo com o site de notícias Bloomberg, o Facebook está desenvolvendo uma criptomoeda para os usuários do WhatsApp, onde será possível que eles enviem valores entre si. A notícia destaca que a criptomoeda que “teoricamente” será usada para transferências de dinheiro feitas dentro do aplicativo inicialmente estará disponível apenas na Índia.

A Blomberg declarou que o projeto do Facebook é o desenvolvimento de uma Stablecoin, segundo suas fontes a criptomoeda não tem data de lançamento, pois a equipe do Facebook responsável pelo desevolvimento do projeto, ainda está trabalhando em uma estratégia para os ativos de custódia, ou seja, o ativo ao qual a stablecoin será vinculada.

Segundo o site financialexpress.com o aplicativo de mensagens é muito popular na Índia, com mais de 200 milhões de usuários. Outro importante dado relacionado a notícia é sobre o mercado indiano de remessas, que segundo dados do Banco Mundial , o país recebeu quase US $ 69 bilhões em remessas estrangeiras em 2017, esse valor equivale a 2,8% do PIB do país.

Facebook e as criptomoedas

A postura da maior empresa de redes sociais do planeta mudou bastante em relação as criptomoedas. Vale lembrar que em janeiro de 2018, a empresa instituiu uma proibição dos anúncios relacionados a criptomoedas, para impedir “anúncios que promovessem produtos e serviços financeiros frequentemente associados a práticas promocionais enganosas”. Mas em junho a empresa revogou totalmente a proibição geral de anúncios relacionados a criptomoedas. 

Em maio, o Facebook anunciou a formação de uma equipe designada para estudar a tecnologia blockchain.

“Estou montando um pequeno grupo para explorar a melhor forma de implantar de maneira eficaz a tecnologia Blockchain no Facebook”. Disse David Marcus, o responsável pela formação da equipe. 

David Marcus já foi presidente do PayPal e atualmente é vice-presidente do Facebook desde 2014. Em dezembro de 2017, ele começou a atuar no conselho de administração da Coinbase. Mas em agosto ele se demitiu da Coinbase para liderar um projeto Blockchain no Facebook.

Co-fundador do PayPal investe US $ 2.1 milhões em criptomoedas. Clique aqui para ler!