Fabricantes de GPUs dizem não se preocupar com possível queda nas vendas após forte queda nas principais criptomoedas

Fabricantes de GPUs dizem não se preocupar com possível queda nas vendas após forte queda nas principais criptomoedas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O rali do mercado das criptomoedas em 2017 e o subseqüente crescimento da mineração GPU criaram uma demanda quase insaciável para placas gráficas, levando muitos a questionar se a Nvidia e a AMD deveriam se preocupar se o mercado tiver uma mudança de baixa. No entanto, os analistas de mercado dizem que esses gigantes de fabricação de GPU têm pouco a se preocupar porque a mineração de blocos será um “driver importante” para o crescimento avançar.

Apenas no mês passado, uma nova linha de placas gráficas – a AMD Vega 56 – ficou esgotada em 5 minutos em praticamente todos os principais mercados online, forçando os jogadores de computador a pagar muito pelo MSRP para acesso ao hardware mais recente. No auge da subida do preço da Ethereum no início deste ano, a demanda por GPUs foi tão grande que os mineiros Ethereum começaram a contratar Boeing 747s para enviar os processadores diretamente dos fabricantes.

Esta voraz cede por processadores gráficos levou a um aumento nos preços das ações da Nvidia e da AMD. Embora ambas as empresas mantenham que seu principal foco é o mercado de jogos, cada um tomou medidas para atender a comunidade de mineração. Ambos estão desenvolvendo GPUs projetadas especificamente para aplicações na mineração, e a AMD lançou drivers para mineradores de criptomoedas.

A proliferação da mineração de criptomoedas aumentou a preocupação de que uma correção de criptomoedas poderia levar os mineiros a desmontar suas plataformas e inundar o mercado secundário com placas gráficas, diminuindo consideravelmente a demanda por novas GPUs. Isso aconteceu em 2014 e causou que os preços das ações das fabricantes despencassem.

No entanto, de acordo com um novo relatório da MarketWatch, o duopólio de fabricação de placas gráficas não tem nada para se preocupar com esse tempo de baixa.

O relatório cita o analista da Jeffries, Mark Lipacis, que diz que o risco de uma “correção de inventário criptográfica … é baixa no curto prazo”. A razão para isso é que as GPUs específicas de mineração produzidas não são susceptíveis de atrair atenção dos jogadores no mercado secundário.

Além disso, a Lipacis antecipa que as GPUs de mineração serão um importante motor de inovação de processamento gráfico avançando:

“Na verdade, acreditamos que a tecnologia em que se baseiam, chamado Blockchain, que suporta contabilidade segura de livros contábeis distribuídos, possui aplicações em serviços financeiros além de criptomoedas. Esperamos que a demanda por GPUs Blockchain (incluindo para criptomoedas) continue a crescer e se torne um driver importante para o crescimento da GPU, mesmo que com algum grau de volatilidade.”

Via: Cryptocoinsnews.com
Tradução: Guia do Bitcoin

Acompanhe notícias todos os dias sobre Bitcoin e Criptomoedas:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/