Expansão da Lightning Network chega a 100% em 2019

Expansão da Lightning Network chega a 100% em 2019

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

raios simbolizando a lightning network do Bitcoin

Sendo uma das mais antigas e prolíficas ideias de solucionar as barreiras de escalabilidade existentes no Bitcoin (BTC) o alcance da Lightning Network (LN) dobrou sua capacidade no primeiro semestre de 2019. Os resultados foram divulgados pela Coin Gecko, e confirmam números de 87% no período de 01/01 a 30/06. Isto significa que, agora em agosto, este valor já ultrapassou os 100%.

Resultados animadores para a criptomoeda

As perspectivas de crescimento associadas a Lightning Network indicam que o número de nós disponíveis dobrou de 2298 para 4576. Como resultado, o Bitcoin acabou atingindo valores superiores a 11 mil dólares. Isto fez com que mercados e investidores concentrassem suas atenções para a criptomoeda.

O uso de escalabilidade da LN também é aplicado na Litecoin, além do BTC. Suas transações permitem vantagens como maior rapidez de transferência de fundos entre seus usuários e taxas mais baixas. Isto se dá pelo fato de que ocorrem fora do blockchain principal.

O impulso na divulgação da Lightning Network

A LN vem ganhando reconhecimento e publicidade desde que um de seus usuários organizou uma campanha de caridade. Esta ação acabou ganhando maior visibilidade graças a grandes nomes da atualidade, como Jack Dorsey, CEO do Twitter, que a divulgou.

Apesar da ação com uma quantia pequena – cerca de 4.700 dólares – sua divulgação direcionou a Lightning Network para mais pessoas, beneficiando o mercado da criptomoeda. Entretanto, um fator tem chamado a atenção de seus usuários. Em julho, a capacidade e o número de canais pagantes ativos da rede diminuíram.

O outro lado

Independentemente destas perspectivas, os números relacionados ao alcance da LN mostraram grande crescimento neste ano, o que a torna uma excelente opção para os usuários e negociadores de bitcoins. É importante lembrar que a rede teve uma estreia mais ativa de ligação com a criptomoeda apenas a partir de janeiro de 2018.

De forma geral, quem negocia BTC ainda prefere comerciante mais tecnicamente proficientes. Por outro lado, a comunidade mais ativa continua trabalhando duro para tornar o alcance da Lightning Network maior para que ela obtenha cada vez mais visibilidade e alcance.

Um resumo de como funciona a Lightning Network

A LN depende da tecnologia da blockchain. Ao usar transações do Bitcoin/Blockchain e a linguagem nativa de script de contratos inteligentes, para criar uma rede segura de participantes que são possibilitados a transacionar em alto volume e velocidade.

Canais de pagamento bidirecionais

Dois participantes criam uma planilha de entrada na blockchain que requer que ambos assinem qualquer gasto de criptomoedas. Ambas as partes envolvidas criam transações que recompõem os fundos de suas alocações individuais, mas não os publica na blockchain. Eles podem atualizar suas alocações individuais nessa planilha de entrada criando muitas transações nessa planilha. Somente a versão mais recente é válida, o que é garantido pelo script analisável na blockchain do contrato inteligente. Essa entrada pode ser fechada a qualquer momento por qualquer parte sem a necessidade de confiança e custódia ao se publicar a versão mais recente na blockchain.

Lightning Network

Ao criar uma rede dessas planilhas de entradas de duas partes, ela possibilita a encontrar um caminho através da rede similar aos pacotes de encaminhamento da internet. Não se confia nos nós ao longo do caminho à medida que o pagamento é forçado usando um script que obriga a atomicidade (tenha o pagemento sucesso ou não) decrementando chaves de tempo.

Blockchain como árbitro

Como resultado, é possível conduzir transações fora da blockchain sem limitações. Transações podem ser feitas fora do bloco com a confiança da “enforçabilidade” de dentro do bloco. Isso é similar a quando alguém faz contratos legais com outra pessoa, mas ninguém vai ao tribunal cada vez que um contrato é feito. Ao tornar as transações analisáveis, o contrato inteligente pode ser forçado dentro da blockchain. Somente no evento da não-cooperação a corte precisa se envolver – mas com o blockchain, o resultado é determinístico.

Fonte: Bitcoinist

Clique aqui para ler: Walmart quer patentear Stablecoin que parece muito com a Libra do Facebook

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: