Exchange polonesa aplica golpe de exit scam em seus clientes

Exchange polonesa aplica golpe de exit scam em seus clientes

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma exchange polonesa, chamada Coinroom, fechou completamente as portas no dia 2 de abril de 2019. Porém, ela fechou sem devolver o dinheiro dos seus muitos clientes. Um golpe clássico de Exit Scam e que começou a ser divulgado no criptomercado agora.

O site está desativado e não há como entrar em contato com os fundadores.

“Não sabemos quanto eles levaram”, disse um usuário chamado Maciej, segundo o site Coindesk. “Mas é definitivamente muito dinheiro.”

O site polonês de notícias Money.pl foi o primeiro a noticiar o Exit Scam no final de maio.

“O Coinroom foi registrado como um negócio em 2016 e, um ano depois, abriu seu website. Os clientes podiam depositar, comprar e vender criptomoedas. Eles também poderiam trocar criptomoedas por fiat”, escreveu Marcin Łukasik no site Money.pl.

“Em abril, os usuários receberam um e-mail informando que suas contas seriam fechadas. Eles tiveram um dia para receber o dinheiro deles. Para fazer isso, era preciso entrar em contato diretamente com os administradores da exchange. Tudo foi estabelecido nos termos de serviço que os usuários assinaram.”

A exchange fechou no dia seguinte e os usuários que não seguiram o procedimento adequado – que foi estabelecido unilateralmente pela própria Exchange – perderam seus ativos.

Os donos desapareceram e o presidente, Tomasz Zbigniew Wiewióra, não estava disponível para responder a perguntas sobre o tal golpe para nenhum veículo de imprensa local ou internacional.

Segundo o Coindesk, um cliente da Coinroom descobriu que a Wiewióra abriu um negócio na Estônia depois de deixar a Polônia. Os usuários também acreditam que a empresa entrou em conflito com a KNF, a autoridade econômica polonesa.

Łukasik observou que a mesma coisa aconteceu com outra bolsa, Bitmarket24, resultando em um fechamento de uma hora para outra.

Um ex-usuário acha que o dinheiro “já era” e que nunca mais será recuperado.

“Há alguns indicadores muito interessantes de que as criptomoedas foram removidas e transferidas para outras exchanges alguns dias antes do fechamento. Na blockchain nada desaparece”, disse o usuário.

Veja também: Saiba o motivo da valorização em 100% do Bitcoin em 2019

 

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: