Exchange de Gibraltar ganha licença de regulador financeiro

Exchange de Gibraltar ganha licença de regulador financeiro

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

A Gibraltar Blockchain Exchange (GBX) anunciou que a Comissão de Serviços Financeiros de Gibraltar (GFSC) concedeu-lhe uma licença ao abrigo do novo quadro regulamentar da jurisdição para a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). Dessa forma, se tornando a primeira exchange a ter uma regulamentação blockchain.

A GBX foi lançada em julho como uma plataforma de venda simbólica de “nível institucional” e troca de ativos digitais. Atualmente, oferece onboarding de dólares americanos e vários pares comerciais contra o USD. Mais opções fiat e pares de negociação são planejados no futuro.

“A licença que foi adquirida pelo GBX é da categoria 3, representando a categoria mais alta que pode ser concedida dentro do marco regulatório do DLT”, afirmou a exchange.

O CEO, Nick Cowan, comentou:

“Gibraltar encontrou a combinação certa de regulamentação sensata e de apoio, que ajudou a posicionar a jurisdição como uma referência para o espaço global de criptomoeda, enquanto outras empresas de blockchain florescessem.”

O GFSC anunciou o marco regulatório do DLT em janeiro deste ano, tornando obrigatório que as empresas que usam blockchain “armazenem ou transmitam valor pertencente a outros” solicitem uma licença. O plano para criar o novo esquema de licenciamento foi revelado pela primeira vez em dezembro de 2017.

Em março, o governo de Gibraltar indicou que também planejava regulamentar as ofertas iniciais de moedas (ICOs), afirmando que a maioria delas não são consideradas títulos sob a lei de Gibraltar ou da UE.