Ethereum Enterprise Alliance lança plataforma interoperável para blockchains empresariais

Ethereum Enterprise Alliance lança plataforma interoperável para blockchains empresariais

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em um avanço notável, a Enterprise Ethereum Alliance (EEA) lançou o muito aguardado Enterprise Ethereum Client Specification (CS) 1.0 – um sistema blockchain de código aberto e plataforma cruzada que garante e constrói confiança em estruturas inteligentes baseadas em contratos.

Construído para empresas

Publicado em 16 de maio no site oficial da EEA, o anúncio detalhou os benefícios da estrutura e chamou a atenção para sua capacidade de criar modelos de negócios extremamente eficientes, ao mesmo tempo em que acelera a velocidade transacional.

Até esse desenvolvimento, as associações só poderiam utilizar uma adaptação proprietária, com permissão privada, do framework Enterprise.

O sistema está atualmente disponível no site da EEA para download gratuito.

De acordo com o anúncio, a Especificação do Cliente (CS) 1.0 deve efetivamente substituir protocolos multi-plataformas incapazes e caros, e permitir que associações participantes de uma variedade de setores de negócios – como bancos, justiça, comunicações e saúde – criem sistemas customizados de blockchain. que se encaixam em seus requisitos.

Anteriormente, em 4 de maio de 2018, a EEA anunciou o lançamento de seu software Architecture Stack, que pretende simplificar e melhorar os aplicativos baseados no Ethereum. Curiosamente, o CS 1.0 é construído sobre esta pilha de arquitetura e aparentemente serve como uma prova de conceito para o último.

De acordo com um relatório do Gartner, a tecnologia blockchain está preparada para ultrapassar um imenso valor de mercado de US$ 3,1 trilhões até 2030, e a Ethereum parece prestes a dominar grande parte desse mercado com desenvolvimentos do mundo real, como o CS 1.0.

Conforme indicado por Ron Resnick, Diretor Executivo da EEA:

“Esta estrutura de plataforma aberta e multiplataforma do EEE possibilitará a adoção em massa com uma profundidade e amplitude inatingíveis em silos corporativos individuais. Com mais de 500 organizações como membros, esperamos grandes coisas em 2018, enquanto membros da EEA trabalham com a comunidade global de desenvolvimento para construir, testar e certificar soluções para o crescimento do ecossistema.”

Além disso, Resnick informa que o CS 1.0 foi o resultado de 18 meses de “intensa colaboração entre os principais membros da empresa, tecnologia e plataforma dentro do nosso comitê técnico”.