Ethereum Classic? Entenda o porque o ETH se dividiu em dois e ainda é inseguro

Ethereum Classic? Entenda o porque o ETH se dividiu em dois e ainda é inseguro

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

ethereum-classic-entenda-poloniex

O Ethereum anunciou um hard fork recentemente, o que significa ser uma grande mudança no projeto, a transferência de todos os seus usuários para uma nova Blockchain. De acordo com o que parecia ser uma demanda popular, as regras de protocolo do Ethereum foram atualizados gerando uma incompatibilidade com o protocolo Ethereum existente. Os usuários que possuiam ETH essencialmente mudaram-se para uma nova blockchain e a antiga foi deixada para trás. No momento da publicação, bem mais de 90% do poder de hash na rede Ethereum havia se mudado para a nova rede. Este fork reverte efetivamente a existência do DAO e irá recuperar quase todos os recursos captados por um hacker há um mês, para devolvê-los aos seus investidores originais.

Mas o hard fork também marca o lançamento de um projeto spin-off: o Ethereum Classic. Ethereum clássico continua na blockchain Ethereum existente e não implementou o código hard fork que se desfez do DAO. De acordo com o site do projeto, isso é devido ao fato do “Ethereum clássico ter a intenção de manter a anti-censura original do Ethereum” e “fornecer uma alternativa para as pessoas que discordam fortemente com o resgate do DAO.”

Enquanto Ethereum Classic para muitos parece ser um pouco de uma piada, destina-se a fazer um ponto, o projeto foi ganhando alguma tração, com um pequeno, mas crescente base de usuários no Reddit e Slack, e com a oferta Bitsquare de troca descentralizada de seu token – o Éther clássico – como uma opção de negociação. Além disso, cerca de 0,5 por cento do poder de hash se juntou a um conjunto especial de mineração de Ethereum Classic, mesmo antes da divisão, e parece que determinado a mina na cadeia Ethereum Classic, blocos garantindo são extraídos e o projeto é mantido vivo.

Poloniex e a insegurança do Ethereum Classic

A Poloniex, uma das maiores exchanges de altcoins, chocou a comunidade esta manhã, ao listar uma moeda conceitualmente insegura e falha, o Ethereum Classic e a sua blockchain obsoleta que praticamente não tem nenhum minerador e, portanto, carece de qualquer segurança.

A chain foi totalmente ignorada e a comunidade de Ethereum já havia se mudado antes da Poloniex fazer essea núncio surpreendente, enquanto a Europa e América estava dormindo. O preço do ETC instantaneamente caiu para centavo de dólar, antes ligeiramente recuperado, enquanto o preço do Ethereum, embora um pouco volátil, continua a ser negociado acima dos US $ 13, com uma queda de US $ 1 dólar desde a notícia.

Muitos consideram a ação de Poloniex totalmente irresponsável, pois a chain do ETC pode facilmente voltar ao passado e devido à sua hashpower quase inexistente a chain pode ser feita facilmente sem operações. Usuários desinformados ou traders daquela chain, talvez sintam a moeda ter alguma legitimidade, devido à ação de Poloniex. No entando, podem perder todo o seu dinheiro, já que a moeda é totalmente insegura.

Além disso, a equipe de desenvolvimento do Ethereum Classic mostrou claramente uma falta de compreensão básica de blockchains públicas e seus incentivos, sem alterar a sua estrutura original, fazendo um ataque, portanto, se tornar algo inevitável.

Confira o Github oficial do projeto.