Ethereum atinge $200 hoje: uma breve análise técnica

Ethereum atinge $200 hoje: uma breve análise técnica

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 17 julho 2020

Depois de atingir o mínimo de US $89,80 durante o banho de sangue no mercado de março, abril foi um mês de recuperação para a segunda moeda mais valiosa da esfera criptográfica. Hoje, o Ethereum supera seu nível de resistência de US $200 e parece pronto para continuar o rali.

Uma temporada para o Ethereum pode estar a caminho

É fácil ignorar cada altcoin à medida que o halving do Bitcoin se aproxima, mas como as principais criptografia parecem disparadas, sua influência é sentida em todo o mercado, com algumas altcoins mostrando um crescimento ainda mais profundo. O Ethereum é certamente um desses nesta manhã, experimentando quase o dobro do aumento percentual do BTC.

Cortesia de coin360.com

Embora o progresso do Ethereum tenha excedido os 0,5 Fibonacci, alguns economistas acham que essa ainda é uma fase de retração da queda ocorrida no dia 13 de março. Outros investidores mais entusiasmados, no entanto, acham que este é o começo de uma tendência ascendente e esperam ansiosamente que a moeda ultrapasse o próximo grande nível de resistência de US $212 e valide o preço da ETH como um novo suporte.

Na verdade, ambas as opiniões podem estar corretas. Atualmente, o Ethereum está sendo negociado dentro de uma cunha ascendente muito próxima ao nível de resistência menor de US $205, que é considerado por muitos como um sinal de baixa. Os analistas que ainda mantêm uma visão bastante cética, sentem que a retração atual está dentro do quarto de uma retração de cinco ondas em Elliot.

Cortesia de CoinMarketCap

Embora seja possível que um colapso possa vir da resistência horizontal de US $220 ou da resistência da própria cunha, existem outros fatores, internos e externos, que definitivamente poderiam iniciar um novo crescimento e continuar uma tendência ascendente.

O próxima halving do Bitcoin já está afetando o preço do Ethereum de uma maneira positiva, e o lançamento do Ethereum 2.0 sem dúvida anunciará outro aumento dramático.

Escalas de cinza

Outro fator que contribui para uma temporada de alta para o Ethereum seria um aumento na demanda. Grayscale, o fundo do Ethereum que se concentra em investidores institucionais, recentemente comprou metade de todas as moedas recentemente circuladas em nome de seus clientes.

Desde o início de 2020, a empresa comprou mais de 756.539 ETH, isto é mais ou menos metade dos 1.563.245 ETH que foram minerados durante o mesmo período.

Grayscale permite que seus investidores comprem títulos que lhes permitam rastrear o valor da moeda com um prêmio de 400%, sem ter que possuir nenhum ETH para si. Para conseguir isso, a fundação deve armazenar grandes quantidades da 2ª criptomoeda líder em suas holdings.

A Grayscale agora possui 1,1% de todo o suprimento circulante de ETH. Um motivo provável para a compra em massa é a mudança há muito esperada de um protocolo de Prova de Trabalho (PoW) para Prova de Participação (PoS) que ocorrerá este ano. O controle de 1% da rede não seria um problema sob o consenso atual, mas isso pode mudar em breve, pois o PoS distribui moedas recém-criadas proporcionalmente à quantia mantida.

A recente acumulação rápida de ETH poderia hipoteticamente acelerar a Grayscale para controlar mais da metade da rede, onde eles teriam o poder de censurar transações e até desfazê-las.

Portanto, embora o interesse de compra da Grayscale possa ter uma influência positiva no valor de curto prazo da Ethereum, a comunidade faria bem em manter um olhar atento sobre a situação após a transição para a Prova de participação.