ETH cai abaixo de $1.300, horas após o ATH: aqui está o porquê pode piorar

ETH cai abaixo de $1.300, horas após o ATH: aqui está o porquê pode piorar

By - min. de leitura
Imagem da moeda ETH

Ethereum (ETH) atingiu um novo recorde histórico de $1.440, e agora corre o risco de cair ainda mais, para menos de $1.300

O par de moedas ETH/USD foi negociado com uma nova alta de $1.440 ontem, mas um aumento na pressão de venda o empurrou progressivamente para baixo. Ele atingiu baixas de $1.269 e continua vulnerável a mais quedas, de acordo com a perspectiva das principais métricas da rede.

Essa perspectiva é compartilhada pela plataforma de análise on-chain Santiment, que diz que alguns sinais sugerem que o ETH pode virar pessimista no curto prazo.

Um dos sinais de que pode haver um máximo para ETH/USD é o indicador MVRV. O índice MVRV ajuda a avaliar se o preço negociado em bolsa de um ativo está atrasado em relação ao “valor justo”. Também ajuda a indicar os preços máximos e mínimos.

De acordo com Santiment, “a relação MVRV de 30 dias da Ethereum está em território vermelho. Está mais baixo do que no topo anterior, mas ainda está superinflado”. O MVRV de 30 dias está em 30%, o que a empresa diz ser “uma zona de perigo“.

Gráfico MVRV para Ethereum. Fonte: Santiment

A oferta de ethereum nas bolsas também aumentou nas últimas 24 horas, sugerindo que os investidores mudaram suas moedas para as bolsas e estão prontos para vender. Se mais detentores decidirem lucrar com a recente alta de preços, o aumento da pressão de baixa provavelmente empurrará o par de moedas  ETH/USD ainda mais para baixo.

ETH/USD: preço

Uma correção de baixa forçou o ETH a recuar abaixo do nível de preço crítico de $1.300, sugerindo que o ímpeto que levou os touros ao ATH pode enfraquecer antes do esperado. Há um fortalecimento da formação do canal paralelo em declínio no gráfico de 4 horas.

Essa perspectiva, com o preço chegando a $1.269, significa quedas para $1.250 – os níveis de $1.200 podem atrair ainda mais pressão de venda.

Gráfico ETH/USD de 4 horas. Fonte: TradingView

A ação descendente do Ethereum incluiu um novo teste do nível de retração de Fibonacci de 23,6% do movimento recente de $1.233 no mínimo para $1.440 no máximo. Os ursos agora estão procurando quebrar mais baixo, e $1.233 oferecem o principal ponto de interesse no curto prazo.

Se o preço cair abaixo do suporte de uma linha de tendência ascendente, o próximo grande alvo será o nível 50-SMA próximo a $1.209.

Embora pareça desagradável para os touros ETH, há todas as chances que uma virada coloque um freio nessa situação. Nesse caso, os touros enfrentam forte resistência em $1.358 (nível de retração de Fibonacci de 61,8% da alta, de oscilação de $1.233 na baixa para $1.440 na alta).

A partir daqui, um fechamento acima do limite superior do canal ($1.393 no gráfico de 4 horas) poderia abrir espaço para os touros testarem novamente a zona de alta de todos os tempos.

Uma quebra clara acima do ATH e a pressão sustentada em direção aos limites superiores de $1.500 — 1.600 podem fazer com que o nível de $2 mil entre em cena.