HomeETF do Bitcoin pode enfraquecer o preço no curto prazo, diz JPMorgan

ETF do Bitcoin pode enfraquecer o preço no curto prazo, diz JPMorgan


Bitcoin com texto ETF

O tão desejado Bitcoin exchange traded-fund (ETF) poderia enfraquecer o preço da criptomoeda no curto prazo, mas impactar positivamente o mercado no longo prazo

Os analistas do JPMorgan acreditam que o tão desejado ETF Bitcoin (BTC) poderia impactar positivamente o preço do Bitcoin e o mercado geral de criptomoedas no longo prazo. No entanto, os analistas também acham que o preço da criptomoeda sofreria uma perda de curto prazo quando o ETF fosse aprovado.

De acordo com os analistas, um Bitcoin ETF retiraria fundos institucionais do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), um movimento que poderia afetar negativamente o preço do BTC. O GBTC é a única maneira de algumas empresas de Wall Street ganharem exposição ao Bitcoin, o que beneficiou o preço do Bitcoin.

Devido a restrições regulatórias e outras, algumas firmas de Wall Street e fundos de hedge não podem possuir Bitcoin diretamente ou mesmo comprar ações em Grayscale. Para acessar o mercado Bitcoin, sua única opção é comprar as ações do GBTC por meio dos mercados secundários com um prêmio.

No entanto, o lançamento de um ETF Bitcoin reduziria drasticamente o prêmio. Conseqüentemente, afetando negativamente a atratividade das ações do GBTC. Uma queda no prêmio do GBTC também reduziria o glamour de um comércio popular.

Algumas instituições financeiras atualmente compram GBTC pelo valor do ativo líquido, com o objetivo de vender após o período de bloqueio obrigatório de seis meses expirar. Dessa forma, eles capitalizam o prêmio e obtêm lucros. No entanto, se o prêmio do GBTC cair após uma entrada no ETF, a popularidade de comprar o GBTC pelo Native Asset Value (NAV) reduzirá drasticamente.

De acordo com os analistas do JPMorgan, o comércio de monetização premium do GBTC pode representar cerca de 15% das ações do GBTC em circulação. Os analistas acrescentaram que a perspectiva de um Bitcoin ETF e o declínio no prêmio do GBTC podem fazer com que alguns investidores institucionais que entraram no mercado no segundo semestre de 2020 vendam suas participações quando o bloqueio de seis meses expirar. Assim, pressionando para baixo os prêmios do GBTC.

Comunidade crypto clamando por um ETF Bitcoin

A comunidade de criptomoedas há muito deseja um ETF Bitcoin, pois acredita que atrairia mais investidores institucionais para o mercado. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) bloqueou todos os esforços de instituições como VanEck e Bitwise para lançar um ETF Bitcoin.

VanEck ainda não desistiu, pois propôs outro Bitcoin ETF no final de 2020. O otimismo sobre a SEC aprovar um Bitcoin ETF este ano é alto, pois um novo comissário deve ser nomeado este ano pelo presidente eleito Joe Biden.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.