ETC é removido da Coinbase após ataques de 51%

ETC é removido da Coinbase após ataques de 51%

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

A Coinbase, uma das maiores plataformas de trading do mundo, retirou da sua listagem o Ethereum Classic (ETC) depois de detectar uma série de ataques de gasto duplo no decorrer dos últimos três dias. O ataque ao ETC aconteceu um mês depois de um ataque de 51% ao Vertcoin.

Os ataques de 51% e os ataques de gasto duplo são basicamente a mesma coisa. Eles acontecem quando conseguem a maioria do poder computacional dentro de uma blockchain, eles usam então a sua maioridade para validar transações não autorizadas.

De acordo com um alerta de segurança publicado no blog oficial da Coinbase, escrito pelo engenheiro de segurança Mark Nesbitt, é exatamente esse tipo de ação fraudulenta que está acontecendo com o Ethereum Classic pelos últimos três dias.

O engenheiro de segurança afirma que o grupo malicioso já fez mais de 11 ataques de gasto duplo onde eles moveram ativos digitais de contas legítimas para as contas dos golpistas.

A Coinbase disse que eles imediatamente colocaram a blockchain do ETC sob vigilância logo após primeiro ataque, mesmo que nenhum valor tenha sido roubado. A plataforma também falou que retirou o ETC de sua listagem logo após o terceiro ataque, onde a primeira transação ilegal foi observada.

Depois dela, mais 8 ataques foram feitos. No total, os atacantes conseguiram roubar cerca de 88.500 ETC durante os três dias.

Ainda de acordo com o aviso, os ataques ainda estão acontecendo. A companhia também disse que a plataforma não foi alvo dos atacantes, mas não revelou se eles tentaram mover dinheiro de outros sites de trading.

O ETC foi criado em agosto de 2016 e foi um dos marcos das criptomoedas, já que foi o resultado do famoso DAO Hack. O ETC foi um dos primeiros forks do ETH.

Esses ataques estão ficando cada vez mais populares em diferentes moedas. Como já citamos, o Vertcoin passou apuros recentemente. Se entrarmos no Crypto51, um site que calcula o quanto custaria um possível ataque de 51% em uma rede, é possível ver que o ETC poderia sofrer esse golpe com o malfeitor gastando apenas 547.36  dólares por hora de ataque.

HitBTC faliu? Saiba mais sobre o que está aconteceu com a Exchange.