Estudo mostra que Tether é a mais estável entre as stablecoins

Estudo mostra que Tether é a mais estável entre as stablecoins

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

A Santiment, uma empresa de análise de dados com foco em criptomoedas, conduziu uma investigação sobre as nove principais stablecoins para entender como elas estão funcionando atualmente.

Usando uma análise de desvio padrão, a Santiment descobriu que a stablecoin Tether (USDT), que a propósito é centralizada, foi a mais estável moeda durante o ano passado. A Tether é seguida pela USDC, PAX e GUSD, que também são moedas centralizadas.

Esse é um escopo interessante, considerando que as principais stablecoins são centralizadase dependente de um intermediário confiável para suportar as moedas com dinheiro fiat.

A empresa continuou a análise com alguns dados mais específicos de observação para tentar entender a procedência da volatilidade de algumas moedas. A Santiment conduziu também uma análise de regressão linear entre o volume e variação de preço de cada moeda. A análise foi feita entre duas categorias, o volume de cada moeda e o volume geral do mercado utilizando Bitcoin como termômetro.

O resultado da análise é que quase todas as moedas reagem forte ao alto volume do mercado geral, com exceção do NUSD, e se tornam mais voláteis durante esse período, incluindo a Tether. Nesse quesito, a cripto descentralizada DAI recebeu notas altas em ambas as métricas de volume e talvez merece atenção especial de investidores procurando stablecoins para alimentar novos ecossistemas.

A pesquisa confirmou algo que já era possível observar no criptomercado. A volatilidade das stablecoins cresceram bastante desde 14 de novembro do ano passado, quando o Bitcoin quebrou o suporte de $6.000 dólares e mandou o criptomercado para uma nova onda de volumes altos e volatilidade.

As stablecoins são projetos interessantes para fortalecer o criptomercado e elevar a usabilidade real dos ativos digitais para o dia-a-dia. Elas são desenhadas para sempre ter o mesmo valor e consequentemente garantir fácil negociação entre pares.

Porém, ainda há muito o que ser feito sobre essas moedas, não só em questão de volatilidade, mas também em assegurar que seu valor é realmente apoiado por algo.

Veja detalhes sobre o airdrop de BTT na Atomic Wallet!