Estudo encontra milhares de grupos de pump-and-dump em apps de mensagem

Estudo encontra milhares de grupos de pump-and-dump em apps de mensagem

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um estudo conduzido pela Social Science Research Network (SSRN) mostra que existem milhares de grupos especializados em Pump-and-dump nos principais aplicativos de trocas de mensagem. Os resultados do estudo foram divulgados no dia 18 de dezembro.

O Pump-and-dump é uma tática na qual pessoas manipulam o preço das moedas através de falsificação de compras ou simplesmente com recomendações exageradas para aumentar o interesse do investimento. Isso faz com que o preço do ativo suba (o chamado de pump) e depois ele é vendido em um momento oportuno, fazendo o preço cair propositalmente (essa é a parte do dump). Essa é uma prática fraudulenta e que infelizmente deixa muitos investidores com medo de apostar no mercado dos ativos digitais.

Claro que essa não é uma tática nova. Existem diversos relatos de que grupos no Telegram organizam pump-and-dump em diversas moedas. Porém, o resultado informado pelo SSRN mostra que esses golpes não só ficaram muito mais comuns e globais, como retornam um alto lucro. Fato que com certeza vai incentivar muitos outros esquemas.

Um artigo do Bloomberg publicado no dia 19, afirma que pesquisadores descobriram 4.818 esquemas de pump-and-dump entre janeiro e julho de 2018. Esse número foi descoberto através da análise de dados coletados de plataformas do Telegram e Discord. Considerando que o Whatsapp é completamente criptografado, é impossível saber se tentativas foram feitas por ele, mas considerando a popularidade do app é bem provável que sim.

O estudo da SSRN feito por acadêmicos da Universidade de Tulsa, da Universidade do Novo México e da Universidade de Tel Aviv afirma o seguinte:

“A proliferação de criptoativos e mudanças na tecnologia facilitaram a conduta de pump-and-dump. Enquanto a parte fundamental desses golpes continuam a mesma por quase um século, a recente explosão de mais de 2000 criptomoedas em um ambiente não-regulado aumentou bastante o escopo para abusos”.

O relatório diz que os grupos não tentam esconder as suas ações, já que a falta de regulação do mercado facilita que eles não tenham problemas no futuro. Também é falado que esses esquemas trazem mais lucro quando feitos em moedas pequenas e com um ecossistema mais frágil.

Veja também: Coinbase anuncia mais quatro altcoins ERC20 na sua plataforma Pro