Este ano Mastercard irá suportar criptomoedas ao seu sistema de pagamento

Este ano Mastercard irá suportar criptomoedas ao seu sistema de pagamento

By Benson Toti - min. de leitura
Imagem de um Mastercard sendo usado em um terminal de pagamento POS

A empresa de pagamentos está decidindo quais ativos do crypto apoiar com base em critérios, incluindo conformidade e segurança

A Mastercard anunciou ontem que começará a oferecer suporte a criptomoedas diretamente em sua rede ainda este ano. A gigante dos pagamentos analisou dados agregados e descobriu que muitos de seus clientes estavam usando seus cartões para comprar ativos digitais, além de cartões de crypto.

A Mastercard percebeu que as criptomoedas estão se tornando uma componente mais importante do sistema de pagamentos e, por isso, desejam oferecer aos clientes, comerciantes e empresas a opção de movimentar valor digital da maneira que desejarem. Essa inovação pode ajudar os fornecedores a fidelizar os clientes existentes que desejam usar criptomoedas, ao mesmo tempo que os abre para novos clientes.

A empresa de pagamentos está atualmente se preparando para a mudança e decidindo quais ativos digitais apoiar. Muitas criptomoedas não atendem aos requisitos da Mastercard, pois precisam restringir suas medidas de conformidade. A Mastercard ficará atenta a quais stablecoins a comunidade do crypto se reúne para sua segurança e confiabilidade e adicionará esses à rede.

Existem quatro critérios que a Mastercard buscará em um ativo digital antes de suportá-lo. Como a Mastercard fornece serviços de pagamento, o crypto-ativo precisará ter utilidade como um método estável de gastos, em vez de investir. A moeda deve cumprir as leis e regulamentações locais nas áreas em que é usada. Também será necessário haver protocolos de conformidade rígidos, como medidas de conhecimento do cliente (KYC).

Por último e mais importante, a Mastercard deve ser capaz de oferecer o mesmo alto padrão de proteção ao consumidor que oferece aos seus cartões de crédito. Isso inclui manter as informações do cliente privadas e seguras.

A Mastercard já esteve envolvida em muitas colaborações de criptomoedas, como a criação de cartões de criptomoedas para BitPay e Wirex no ano passado, bem como para a troca de criptomoedas LVL este ano. Essas parcerias envolvem as empresas de criptomoedas convertendo os ativos digitais em fiat antes de enviá-los pela rede Mastercard, de modo que a mudança para oferecer suporte direto aos ativos digitais eliminará as ineficiências e permitirá que mais comerciantes aceitem criptomoedas como pagamento.

A Mastercard também está trabalhando atualmente com vários governos no desenvolvimento de moedas digitais do banco central (CBDCs) e no ano passado lançou uma plataforma de teste para ajudar os bancos a avaliar os CBDCs. A empresa de pagamentos já possui um dos maiores portfólios de patentes de blockchain da indústria, incluindo 89 patentes de blockchain e 285 aplicativos de blockchain pendentes, e está trabalhando para fazer parte do futuro de pagamentos e criptomoedas.