Home“Estava errado, confesso, agora entendi o bitcoin mas ainda não o comprei”, diz Howard Marks

“Estava errado, confesso, agora entendi o bitcoin mas ainda não o comprei”, diz Howard Marks

Ruchi Gupta

Em seu memorando mais recente, o gerente do fundo de Oaktree compartilha que ele se reuniu com seus colegas e vários outros especialistas afim de entender melhor o assunto das criptomoedas e admite humildemente que ele estava olhando para o bitcoin de “maneira errada”.

Howard Marks, que rotulou o bitcoin como “não real” e um “esquema de pirâmide” entre outras coisas em seu último memorando em julho, agora parece entender melhor a tecnologia e se esqueceu um pouco da idéia de ser uma moeda.

Em seu último memorando, o gerente do fundo de Oaktree diz que ele se sentou com seus colegas e vários outros especialistas para entender melhor as criptomoedas e admite humildemente que ele estava olhando para o bitcoin de uma “maneira errada”.

Depois de mudar sua opinião, aqui está o que Marks agora tem a dizer sobre o bitcoin.

No último memorando, Marks tentou explicar o movimento da moeda digital com a ajuda de uma piada. Ele também tomou a rota humorística desta vez:

“Dois amigos se encontram na rua, e Jim diz a Sue que ele tem algumas excelentes sardinhas à venda. Os peixes são gordos e limpos e de QI elevados. Eles foram individualmente tratados ​​à mão e embalados no azeite mais puro e virgem e o rótulo foi pintado por um artista de renome mundial”.

“Sue diz:” Isso parece ótimo. Eu quero comprar. Quanto custam? “E Jim diz que são $ 10.000. Sue responde:” Isso é loucura, quem comeria sardinhas de $10.000? ” Não, “diz Jim, “Estas sardinhas não são para comer, são sardinhas comerciais”. 

Marks diz que ele estava pensando nas moedas digitais como investir nessas sardinhas, e isso foi um erro. Os especialistas dizem que as criptomoedas estão comendo “gastando” sardinhas enquanto que na opinião dele, elas devem ser tratadas principalmente como sardinhas comerciais.

Basta agora saber se o Bitcoin é (a) uma moeda, (b) um mecanismo de pagamento, (c) uma classe de ativos, ou (d) um meio para especulação, diz ele.

Bitcoin e moeda fiat: iguais porém diferentes

“Quando eu respondi pela primeira vez aos comentários sobre o este memorando – mesmo antes da minha recente “iluminação”, vi-me admitir que muitas das críticas que fiz ao Bitcoin também são aplicáveis ​​ao dólar .

Em julho, Marks havia dito que o bitcoin “não é real” porque não tem valor intrínseco ou subjacente. Desta vez, ele diz que este é o mesmo caso com o dólar e outras moedas fiat: “também não há nada por trás deles”.

Ele continua dizendo que as moedas federais emitidas pelo governo só recebem valor devido a um edito do governo. ”

“As moedas Fiat tem valor simplesmente por causa da fé nos governos que as emitem. Se pessoas suficientes acreditam nas moedas emitidas por governos, por que a fé no bitcoin não seria o suficiente?”

Sobre a dinâmica da oferta do bitcoin, ele diz que, dado que poucas pessoas o possuem hoje, mas milhões vão querer no futuro, a demanda certamente aumentará mais rápido do que a oferta, o que significa que o preço aumentará.

“Especificamente, a oferta de dinheiro dos EUA é de quase US $ 14 trilhões, então, se as pessoas e as empresas decidirem deter apenas um terço da sua riqueza em Bitcoin em vez de dólares (e quem não gostaria de fazer isso, tendo em conta todas as vantagens descritas acima? ), o valor do Bitcoin em circulação aumentará para US $ 4,5 trilhões, dos atuais US $ 73 bilhões, para um aumento de aproximadamente 60x”.

“Não há absolutamente nenhuma razão para que o Bitcoin – ou qualquer outra coisa – não possa servir como uma moeda, se as pessoas o aceitarem como tal. Embora eu indique que nenhuma moeda privada ganhou uso generalizado por muito tempo, mas também não há nada para dizer que não possa acontecer “. 

Sobre bolhas e bitcoin

” Estar disposto a concordar que o Bitcoin pode se tornar um meio de troca aceito não é o mesmo que dizer que você deve comprá-lo agora para ganhar dinheiro”.

Na reunião de preços do bitcoin, Marks teve as seguintes observações: (a) existe uma verdade subjacente conforme exposto acima; (b) existe a perspectiva de um círculo virtuoso : a demanda generalizada levará a uma aceitação mais ampla como moeda legal, o que levará a uma demanda generalizada; e (c) assim esta árvore pode crescer até o céu, pois não existe um limite óbvio a essa lógica.

Por trás das observações acima, Marks conclui que nenhuma dessas coisas necessariamente faz com que o bitcoin seja enganado, mas eles simplesmente dizem que os elementos que contribuíram para as bolhas passadas podem ser detectados hoje em relação ao bitcoin.

Altcoins e ICOs

Na ascensão das altcoins e das ICOs, Marks opina que, com as centenas de moedas digitais em circulação no momento e sem limites para a criação de novas, é difícil dizer qual irá sobreviver e prosperar.

Com um paralelo entre a bolha das “pontocom” e o frenesi das ICOs, ele diz: “Centenas de start-ups de comércio eletrônico se valorizaram rapidamente na bolha de tecnologia com base na premissa de que “a Internet mudará o mundo”. Muitos se deram bem, mas a maioria das empresas acabaram sem valor”.

Finalmente, depois de uma tentativa honesta de entender a tecnologia subjacente e a idéia por trás do bitcoin, Marks sente que ele agora é “menos dinossauro” em relação ao bitcoin em comparação com quando escreveu seu último memorando.

Ele conclui dizendo:

“Eu acho que entendo o que é uma moeda digital, como funciona o bitcoin e alguns dos argumentos para isso. Mas eu ainda não sinto como colocar meu dinheiro nisso, porque considero isso uma bolha especulativa. Estou disposto a ser provado errado”.

Fonte: Moneycontrol
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Acompanhe notícias todos os dias sobre Bitcoin e Criptomoedas:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16221556
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.