Estamos prestes a descobrir o quão ricos são alguns dos maiores cripto magnatas do mundo

Estamos prestes a descobrir o quão ricos são alguns dos maiores cripto magnatas do mundo

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os chefes da Bitmain, Canaan e Ebang International Holdings – três dos maiores fabricantes de equipamentos de mineração de criptomoedas – estão enfrentando a realidade de ter que abrir todos os arquivos financeiros de suas empresas para o mundo à medida que buscam listagens de ações em Hong Kong. A Bitfury, outra grande empresa do setor, está aberta à ideia de uma oferta pública inicial, embora ainda não tenha planos concretos.

Se continuarem, a venda de ações representará um grande teste para saber se as fortunas conquistadas por Jihan Wu, da Bitmain, Zhang Nangeng, da Canaan, e Hu Dong, da Ebang são dignas a fama de suas empresas.

Enquanto as três empresas desfrutaram de um crescimento vertiginoso, enquanto o Bitcoin subiu quinze vezes no ano passado, a criptomoeda e a maioria de seus pares perderam mais da metade de seu valor em 2018, em meio a perseguição regulatória crescente e preocupações com falhas de segurança cambial e manipulação de mercado.

O risco é de que um mercado de longo prazo corroerá a demanda por chips de computador especializados das empresas, que os mineradores usam para verificar as transações de criptomoedas. Bitmain, Canaan e Ebang estão tentando adaptar sua tecnologia para uso em outros campos, como inteligência artificial, mas ainda precisam provar que os novos aplicativos são escalonáveis. As ações negociadas publicamente ofereceriam um indicador em tempo real de como os investidores visualizam suas perspectivas.

“Esses IPOs serão um teste decisivo”, disse Rohit Kulkarni, diretor administrativo de pesquisa de investimentos privados da SharePost.