Espero que o Bitcoin seja a “moeda nativa” da Internet: disse o CEO do Twitter, Jack Dorsey

Espero que o Bitcoin seja a “moeda nativa” da Internet: disse o CEO do Twitter, Jack Dorsey

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Jack Dorsey – CEO do Twitter e Square – espera que o bitcoin seja um dia a moeda nativa da internet. Dorsey fez esta declaração durante uma entrevista a Elizabeth Stark, da Lightning Labs, em um bate-papo hoje na conferência Consensus 2018 em Nova York.

Dorsey revelou que cresceu em St. Louis, MI, no que ele descreveu como uma “grande comunidade de hackers” e que tudo que viveu, enquanto crescia ajudou a moldá-lo no inovador CEO de duas grandes empresas de tecnologia que ele é hoje.

Um grande apoiador do Bitcoin, Dorsey admitiu que não entendia todas as implicações do white-paper de Satoshi Nakomoto quando o leu, mas que, no entanto, estava fascinado com o que viu nele.

Mais tarde, ele fundou a Square, um serviço financeiro de processamento de pagamentos, com Jim McKelvey, um ex-empregador da Dorsey’s. Eles desenvolveram a Square como um serviço de processamento de cartão de crédito, mas Dorsey diz que o aspecto do cartão de crédito é incidental, dizendo que o objetivo era ajudar os comerciantes a fazer uma venda e aceitar o pagamento da melhor maneira possível.

“O que estávamos fazendo não era construir um leitor de crédito […] estava ajudando-o a fazer uma venda”, disse ele, acrescentando:

“Qualquer pagamento que chegue ao balcão que um vendedor possa aceitar. Eles só devem se concentrar em fazer a venda, não a moeda usada para fazer a venda. ”

O que mudou entre 2014 e 2017?

Dorsey disse que a principal coisa que mudou para ele foi que a participação da comunidade no Bitcoin aumentou. “Parecia eletrizante”, disse ele.

Durante um evento em janeiro de 2018, Dorsey estabeleceu uma meta para construir um sistema em que usando o Apple Pay onde ele pudesse atravessar a rua e comprar um cappuccino no café no prédio do Twitter usando Bitcoin. Ele pediu a ajuda de seu engenheiro Mike Brock. Depois disso, Brock ficou responsável de implantar o Bitcoin dentro do aplicativo Square Cash, dizendo que a sensação era “incrível”.

Dorsey mudou o projeto para não ser um simples dispositivo de pagamento e mais uma solução para comprar e vender.

“Sentimos que a interface de compra e venda que existia na época não era simples o suficiente e não dava acesso às pessoas de uma forma que achávamos que poderia”, disse ele.

“Square é bom em velocidade e simplicidade. Queríamos que fosse simples, mas também que fosse rápido”, disse ele. “Queríamos fazer o envio de dinheiro tão fácil quanto falar.”

Inicialmente, eles trabalharam com a ideia de enviar dinheiro via e-mail também durante um evento de hackers e, embora funcionassem, concluíram que o e-mail não era o caminho a seguir, e por isso criaram o aplicativo, juntamente com um cartão de débito Visa. Dorsey discutiu as implicações para ter alternativas bancárias no mundo moderno e o que significou para a liberdade financeira.

“O que estamos vendo agora é que as pessoas estão usando ele como sua conta bancária”, disse ele.

Em alguns casos, as pessoas estão usando o aplicativo como sua única conta bancária e, embora a prestação de serviços financeiros para os não bancarizados não fosse uma meta declarada do projeto, a equipe se dedicou a isso quando viu as possíveis ramificações de seus projetos.

Dorsey admite que o crescimento da adoção do Bitcoin em 2017, foi um movimento contencioso dentro da empresa, mas falou de suas crenças pessoais sobre o assunto e por que ele estava tão determinado a ver o Bitcoin no auge, interrompido duas vezes por aplausos da platéia. Ele disse acreditar que o mundo terá uma moeda global e que sua esperança é que a moeda seja bitcoin.

“Vai acontecer – e, portanto, como empresa e também como indivíduos, precisamos aprender como ajudar a fazer isso acontecer. O maior evento que me preocupa como empresa é que há muita coisa surpreendente na abertura da comunidade e quero ter certeza de que, do ponto de vista corporativo, nada ameace o crescimento do Bitcoin.

Dorsey declarou categoricamente que não sentia que nenhum governo ou órgão corporativo deveria, por definição, possuir Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda descentralizada, reconhecendo que a Square era uma empresa centralizada lucrando com a tecnologia descentralizada. Ele disse que o objetivo era continuar a permitir que as pessoas transacionassem livremente entre si e convidou a comunidade a “chamar-nos” sobre quaisquer erros ou erros percebidos que não estivessem no melhor interesse do espaço de criptomoeda.

Dorsey prevê uma força de trabalho descentralizada nos cartões da Square e do Twitter, dizendo que os mega-escritórios que eles têm atualmente para ambas as empresas são uma “coisa do passado” e que as pessoas estão começando a trabalhar onde se sentem mais criativas.

Square poderia se tornar obsoleto?

Elizabeth Stark questionou se, como o Bitcoin, a Square pode não ser a solução definitiva em termos de pagamento por P2P e serviços de criptomoeda, aos quais Dorsey respondeu abertamente: “Eu realmente não sei.”

Ele afirmou que era de fato possível que a Square atuasse como trampolim para futuros projetos, mas sentiu que o que eles estavam fazendo era um passo importante no clima atual. Dorsey disse que resistiu a fazer grandes previsões ao longo de cinco ou dez anos, dizendo que o principal era ter paciência para esperar e se adaptar às circunstâncias, pois elas vêm com a mente aberta, dizendo:

“A internet merece uma moeda nativa. Ela terá uma moeda nativa. Eu não sei se será Bitcoin ou não ”, disse ele. “Espero que seja bitcoin.”

Fonte