EOS produz seu primeiro bloco, mas os votos não estão tão descentralizados

EOS produz seu primeiro bloco, mas os votos não estão tão descentralizados

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Tendo passado o limite de 15 por cento necessário para que um quorum seja constituído, a rede EOS está agora em funcionamento, uma vez que todas as funções normais são supostamente ativadas.

Concentração do Poder de Voto

Em um anúncio oficial, a equipe disse que a rede produziu com sucesso seu primeiro bloco. No entanto, examinar mais de perto as estatísticas de votação mostra sinais alarmantes de centralização e concentração de poder.

Como relatado anteriormente, 50% de todos os tokens EOS são mantidos por apenas 10 endereços. Além disso, um total de 1000 endereços detém 85,81% de todos os 1 bilhão de tokens distribuídos durante a Oferta Inicial de Moedas (ICO), que dura um ano. Isso proporciona meios para uma séria centralização do poder de voto, o que pode já estar afetando o resultado do importante voto para os Block Producers (BPs).

Um olhar mais atento à distribuição de votos revela alguns comportamentos sisudos. Bitfinex, que é um dos principais candidatos, atualmente em oitavo lugar na lista de BP, recebeu mais de 50% de seus votos de apenas 4 eleitores.

Aqui está o resumo dos votos da EOS BP:

Mais notavelmente, o principal eleitor (gyzdcmjwgmge), destinou mais de 8.500.000 votos à Bitfinex, representando cerca de 27% de todos os votos recebidos pela exchange de criptomoedas. Os números podem ser vistos aqui.

Outro exemplo da discrepância pode ser visto com outro candidato da BP – EOS New York, que recebeu 50% de seus votos de mais de 40 eleitores no total.

Claramente, ter amigos poderosos com muitos tokens vem com suas vantagens. E enquanto o principal objetivo da EOS é “Descentralizar tudo”, a condição atual de seu voto na BP nos lembra dolorosamente as estruturas tradicionais de governança, que o projeto espera substituir.

Mas hey! O primeiro bloco foi produzido!

A equipe da EOS anunciou oficialmente a produção do primeiro bloco da rede. O lançamento oficial da mainnet ocorreu no dia 10 de junho, após a votação unânime do EOS Mainnet Launch Group (EMLG). Inicialmente, o lançamento foi planejado para 1 de junho, mas as vulnerabilidades críticas descobertas na rede atrasaram o evento.

Distribuição geográfica atual dos primeiros 21 produtores de blocos EOS

pic.twitter.com/nbuT5IiJ64 – Myles Snider (@ myles_snider) 14 de junho de 2018

Agora que os tokens EOS de 150M foram usados ​​para votar, a mainnet é oficialmente ratificada com o preço da EOS reagindo com um aumento de aproximadamente 5% nas últimas 24 horas. Atingir um quorum de 15 por cento era uma condição necessária para desbloquear as funcionalidades da rede. Além disso, os usuários podem agora começar a perder seus tokens e recuperá-los após um período de espera de três dias.

No momento em que escrevo isto, apenas pouco mais de 17% dos tokens foram usados ​​para votar e ainda temos que ver quais entidades serão eleitas como BPs. Isto terá claramente um enorme impacto no desenvolvimento da rede da EOS. No entanto, a distribuição centralizada de tokens atribuídos a apenas um punhado de endereços adquiriu grande poder em apenas alguns detentores de tokens, o que poderia ter um grande impacto na evolução da rede EOS.

Fonte: https://www.helenabitcoinmining.com/2018/06/15/eos-produces-its-first-block-but-votes-not-so-decentralized/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/