EOS mal foi lançada e já trouxe bug na sua blockchain, congelando todas as transações da rede

EOS mal foi lançada e já trouxe bug na sua blockchain, congelando todas as transações da rede

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A blockchain da EOS foi interrompida depois que um aparente bug no software mainnet fez com que a rede parasse inesperadamente e indefinidamente.

De acordo com um post da EOS New York publicado em nome dos 21 maiores produtores de blocos e nós standby, a mainnet parou inesperadamente no dia de ontem, após o que os produtores de bloco iniciaram uma teleconferência para identificar e discutir o assunto. Uma hora depois, os produtores de bloco de espera desligaram seus nós e fizeram backup de dados de blockchain para ajudar a garantir que nenhum histórico de rede fosse perdido.

Os desenvolvedores identificaram o problema às 13:02 UTC, e uma atualização publicada no canal Telegram EOS Mainnet Updates afirmou que o criador do EOS, Block.one, está desenvolvendo um patch de software.

“A causa raiz foi devido a como as transações diferidas foram tratadas. A correção está sendo lançada em breve pela BlockOne.”

Essa versão de software, que será emitida sob a tag 1.0.5, introduzirá uma correção de nodes. Uma vez que os produtores de blocos tenham atualizado seus nós, os blocos serão repetidos até o último bloco irreversível – 1027597, de acordo com o CryptoLions.io – e os produtores de blocos serão sincronizados entre si. Finalmente, a cadeia será reaberta ao acesso público.

Aa rede EOS só foi ativada em 14 de junho, e essa falha de rede ocorreu menos de 48 horas depois que o blockchain entrou em operação.

Embora os produtores de blocos tenham se esforçado muito para manter os usuários informados sobre o estado da rede, o fato de que o blockchain está atualmente sendo depurado em uma teleconferência destacou porque muitos críticos argumentaram que a EOS não é uma criptomoeda suficientemente descentralizada.