
A Glassnode detectou a atividade on-chain do Bitcoin atingindo um novo recorde histórico, com mais de 22,3 milhões de endereços enviados ou recebidos BTC em janeiro
Janeiro de 2021 foi um mês recorde para o preço do Bitcoin, bem como para a atividade da rede. A maior criptomoeda por capitalização de mercado ultrapassou 22,3 milhões de endereços exclusivos enviando ou recebendo BTC ativamente ao longo do mês.
O marco foi identificado pela primeira vez pelo agregador de dados do mercado crypto Glassnode, que postou um tweet sobre este evento histórico:
#Bitcoin network activity at ATH.
In January, more than 22.3 million unique addresses were active in the network sending or receiving $BTC – the highest monthly number in Bitcoin's history to date 📈
Chart: https://t.co/yPPOix0KFx pic.twitter.com/yjWwYbRC98
— glassnode (@glassnode) February 1, 2021
Apesar do aumento de carteiras ativas exclusivas com Bitcoin, Glassnode também observou que o número de “entidades ativas” na rede Bitcoin diminuiu em uma grande margem desde que o BTC atingiu novos máximos no início de janeiro. Glassnode afirmou que uma entidade é, de acordo com sua definição, “um cluster de endereços controlado pelo mesmo usuário da rede”.
O volume de comércio de Bitcoin também foi o tema de notícias em janeiro, já que atingiu níveis recordes. O pico do Bitcoin do mês passado ultrapassou a marca de $30.000 e atingiu o máximo de $42.000 em 8 de janeiro foi o período de um aumento de volume significativo. No entanto, o volume diminuiu desde então, quando o BTC entrou em um período de consolidação de três semanas.
Gráfico diário para BTC/USD. Fonte:TradingView
A bolsa americana Kraken publicou um anúncio em 2 de fevereiro de que havia processado mais volume de transações apenas durante o mês de janeiro de 2021 do que durante todo o ano de 2019, com $56 bilhões em ativos movimentando-se na plataforma no mês passado.
O mês assistiu a inúmeras interrupções na experiência de trocas de criptomoedas, que foram causadas principalmente pelo grande aumento no volume, o que as fez parar. Kraken e Coinbase, como líderes no espaço de troca de criptomoeda, anunciaram que planejam tomar certas medidas com o objetivo de prevenir quaisquer falhas futuras no caso de um grande aumento de tráfego e volume.