Empresa israelense de pensão investe $100 milhões em Bitcoin via GBTC

Empresa israelense de pensão investe $100 milhões em Bitcoin via GBTC

By - min. de leitura
Logotipo da Grayscale no smartphone em cima de notas de dólar

A gigante da previdência israelense Altshuler Shaham investiu $100 milhões em Bitcoin por meio do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC)

Uma das principais empresas de pensão em Israel investiu cerca de $100 milhões em Bitcoin por meio da rota GBTC no segundo semestre de 2020. Altshuler Shaham fez isso quando a criptomoeda líder estava sendo negociada em torno da marca de $21.000.

O atual ciclo de alta do Bitcoin começou no ano passado, com a criptomoeda líder ultrapassando seu recorde histórico de 2017 e estabelecendo novos nos próximos meses. Ela terminou o ano passado sendo negociada perto da marca de $30.000.

De acordo com reportagens na imprensa local, Altshuler Shaham continua sendo uma das casas de investimento mais proeminentes de Israel, com mais de $50 bilhões em ativos sob gestão. O investimento de $100 milhões deve ter crescido mais de 100%, já que o Bitcoin está sendo negociado a $55.000 no momento.

A notícia veio em um momento em que os investidores institucionais estão encontrando maneiras de ganhar exposição ao Bitcoin e a uma série de outras criptomoedas. Os investidores estão comprando criptomoedas diretamente ou acessando-as por meio de fundos como o GBTC do Grayscale.

Os fundos em Grayscale são uma das formas mais populares pelas quais os investidores institucionais obtêm acesso ao Bitcoin e outras criptomoedas. No entanto, o lançamento de alguns fundos negociados em bolsa (ETFs) Bitcoin no Canadá e outros produtos negociados em bolsa de criptomoedas (ETPs) oferece aos investidores institucionais mais opções.

O Grayscale Bitcoin Trust foi lançado em 2013 e é atualmente o maior fundo de Bitcoin do mundo. De acordo com os últimos números, a empresa tem $42,1 bilhões em ativos líquidos sob gestão em seus vários crypto trusts e fundos. Os fundos e trusts oferecem aos investidores a oportunidade de ganhar exposição ao Bitcoin e outras moedas digitais.

Ontem, a Grayscale suspendeu novos investimentos em GBTC, já que o fundo é negociado a 15% abaixo do preço do Bitcoin. A empresa tomou essa decisão após suas lutas recentes causadas pelo lançamento de fundos alternativos de Bitcoin e ETFs de Bitcoin canadenses. Este último desenvolvimento também afetou o Grayscale Ethereum Trust, que também está registrando um crescimento negativo.

O Digital Currency Group, empresa controladora da Grayscale, anunciou que compraria até $250 milhões em ações do GBTC. A recompra de ações é um movimento tático de empresas que buscam aumentar o preço de suas ações diminuindo o número de ações em circulação, o que acaba criando mais demanda.