Empresa quer aplicar tecnologia de blockchain em armas de fogo

Empresa quer aplicar tecnologia de blockchain em armas de fogo

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A blockchain, tecnologia por trás de todas as criptomoedas, tem várias aplicações em diferentes áreas e setores. Porém, curiosamente, a tecnologia agora poderá ser usada também em armas de fogo.

A Blockchain é uma tecnologia que pode armazenar informações de forma imutável e segura. Isso pode ser muito útil para determinar a ocasião em que armas são utilizadas.

A Justifire, uma fabricante de acessórios para armas de fogo da Georgia, registrou uma patente para um produto de blockchain. As informações são do site CoinDesk.

Descrito como uma ‘caixa preta’ para uma arma, o dispositivo proposto pela empresa captura dados visuais, de áudio e outras fontes de eventos em que foi necessário o uso da arma de fogo.

O equipamento registra mudanças ambientais repentinas e grava sons e imagem com o intuito de defender o direito de autodefesa tanto na esfera legal quanto na pública.

De acordo com a patente, o dispositivo irá incorporar tecnologia blockchain para integridade de dados de ponta a ponta. Através da blockchain, o dispositivo da Justifire enviará dados para uma rede de nós para criptografia e armazenamento.

A patente sugere a possível tokenização dos dados para incentivar a participação dos nós:

“Os nós da rede blockchain podem incluir dispositivos clientes, servidores e aparelhos de gravação de armas de fogo e tokens de uma criptomoeda que podem ser fornecidos aos nós para realizar as transações e confirmações no banco de dados.”

Atualmente, o sistema usa dois cartões SD para armazenar dados criptografados. O CEO e o Inventor da Justifire, Jason Palazzolo, argumenta que a integração do acessório com a blockchain garante a integridade em situações legais complicadas:

“O Justifire usa uma combinação de sensores autônomos para capturar todos os aspectos de qualquer situação. Em caso de autodefesa, esses dados podem ser usados para recriar as ações e eventos que antecedem e sucedem o disparo de uma arma de fogo”, disse ele.

A empresa está buscando financiamento adicional para continuar o desenvolvimento de seu produto, incluindo novas ferramentas como ultrassom, visão térmica e radar de imagens a laser.

Veja também: Analista diz que Bitcoin vai disparar, após corte de juros pelo Fed

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: