Emmanuel Macron: Web3 e o metaverso têm um enorme potencial em cultura e lazer

Emmanuel Macron: Web3 e o metaverso têm um enorme potencial em cultura e lazer

By Benson Toti - min. de leitura

As instituições culturais da França precisam desenvolver uma política de NFT e apoiar a inovação da Web3, disse o presidente francês em entrevista.

O presidente francês Emmanuel Macron, que busca vencer a eleição deste ano em um segundo turno contra a líder de extrema-direita Marine Le Pen, acredita que a Web3 e o metaverso oferecem uma grande oportunidade para a promoção da cultura e do conteúdo criativo.

Web3 apresenta um ‘requisito e oportunidade’

Em entrevista a uma casa de mídia local, Macron destacou os benefícios potenciais da revolução digital, incluindo o lugar do metaverso no desenvolvimento de políticas culturais.

O metaverso tem um enorme potencial na cultura e no lazer graças às suas aplicações na música, concertos, exposições de arte, etc. Não podemos pensar a nossa política cultural sem esta revolução”, observou.

A França, acrescentou, tem uma oportunidade única de ter seu modo de vida – língua, patrimônio, monumentos e cidades – existindo no metaverso. Colocá-los no metaverso criará uma “historiografia digital” da história coletiva da França, disse ele.

Segundo ele, é importante que as principais instituições culturais da França formulem uma política de NFT que ajude a promover e proteger os atores no espaço.

No geral, Macron diz que a Web3representa um requisito, bem como uma oportunidade a não perder”. É uma oportunidade que a França e a Europa deveriam aproveitar se quiserem se tornar líderes no futuro da web.

Sobre o regulamento do MiCA

As declarações do presidente francês ocorrem algumas semanas depois que o Parlamento Europeu votou o regulamento restritivo dos Mercados de Criptoativos (MiCA). Os legisladores da UE adotaram o regulamento, introduzido em 2020 e que busca cobrir os criptoativos não capturados pelos regulamentos financeiros existentes, em março.

Comentando a medida, Macron observou que, embora a França apoie a inovação, os regulamentos são cruciais, pois trazem “uniformidade de regras”. Isso, observou ele, ofereceria à Europa a base necessária para “criar um mercado unificado”.

Sou a favor de avançar rapidamente no regulamento do MiCA, com base na abordagem equilibrada promovida pelo Conselho e inspirada no quadro francês”, disse ele.

O líder francês também reiterou sua crença de que o regulamento não prejudicaria a inovação.

A França prestará muita atenção para que o texto não impeça a inovação e permaneça o mais neutro possível em termos de tecnologia”, disse ele à mídia francesa.

Segundo ele, o sucesso da Ledger e da Sorare (duas das principais startups de tecnologia financeira da França) é um sinal claro dessa intenção.

Em outras observações, Macron disse que gostaria de ver a Europa assumir a liderança na revolução da era digital. Ele gostaria que a Europa não dependesse dos EUA e da China nisso.