Em desespero, Venezuelanos famintos recorrem para a mineração de Criptomoedas

Em desespero, Venezuelanos famintos recorrem para a mineração de Criptomoedas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A antiga nação sul-americana da Venezuela vai caminhando para um apocalipse econômico já tem alguns anos desde que se tornou socialista. O regime socialista de Hugo Chavez foi seguido pelo atual presidente Nicolás Maduro e as políticas econômicas implementadas transformaram um país com mais reservas de petróleo que a Arábia Saudita em um inferno na Terra.

A inflação está desenfreada, já que os preços dos bens de consumo aumentaram 741% desde o início de 2016 até o início de 2017. Os especialistas esperam que a taxa de inflação atinja 1600% no final deste ano.

Nessas etapas de tortura, surgiu uma esperança improvável para as massas: “O Bitcoin”. Muitos venezuelanos agora estão minerando bitcoin apenas para sobreviver.

Uma situação desesperadora

Chamar o atual clima econômico e social da Venezuela é terrível e um eufemismo. A comida está cada vez mais inexistente. A demanda ultrapassou muito a oferta, pois centenas de milhares de indivíduos se alinham apenas pela mera possibilidade de obter alguns itens básicos. Multidões de pessoas atravessaram a fronteira para países vizinhos, a fim de evitar escassez de alimentos, e a fome tornou-se a nova regra. Um total de 3/4 do país perdeu peso no ano passado devido à falta de comida.

A crise atual se agrava ainda mais pela contínua opressão do presidente Nicolás Maduro e seus aliados. Uma nova assembléia constituinte foi formada, declarando-se a força de governo superior a todos os outros órgãos governamentais. Esta assembléia, sob o controle de Maduro, retirou o procurador-chefe do país (que se opôs a Maduro), criou uma “comissão da verdade” e prometeu apoio e solidariedade a Maduro. Até agora, pelo menos 124 pessoas morreram protestando na Venezuela.

Nessa situação horrível vem um salvador improvável o Bitcoin. Um jornal está relatando que muitos venezuelanos desesperados se voltaram para mineração para alimentar suas famílias. Este cenário improvável ocorreu devido a um fator atenuante: a eletricidade nesta nação empobrecida é gratuita, como resultado do governo central ser o maior financiador.

Isso permitiu que as pessoas operassem mineradoras sem o custo com a energia elétrica. Os relatórios indicaram que os mineradores bem sucedidos podem ganhar até US$ 500 por mês, o que é suficiente para alimentar uma família de quatro pessoas. Como a moeda do país é quase inútil, muitas empresas e pessoas agora estão usando os bitcoins minerados para trocar por bens e serviços.

No o presidente Maduro começou a criticar os mineradores, chamando-os de “parasitas capitalistas”. No entanto, o bitcoin ainda é permitido, minerar não. Isso levou a que uma série de mineradores fossem presos por acusações sem fundamentos, o que ainda pode ocorrer, pois atualmente não há leis para as criptomoedas na Venezuela. Um minerador foi detido por 14 semanas, e equipamentos de mineração foram apreendidos pelas autoridades. Claro, acredita-se amplamente que a polícia e os funcionários do governo estão usando os equipamentos apreendidos para minerar seus próprios bitcoins.

No entanto, uma pessoa desesperada continuará a procurar novas maneiras de sobreviver. À medida que as autoridades concentraram tanta atenção no Bitcoin, muitas pessoas começaram a mudar a estratégia. Em entrevista ao The Atlantic, um minerador venezuelano disse:

A mineração de ETH ou bitcoin tem praticamente o mesmo princípio: usar eletricidade gratuita para gerar dinheiro. Mas a mineração ETH é mais acessível – tudo o que você precisa é de um software gratuito e um PC com uma placa de vídeo. Qualquer policial é facilmente enganado ao pensar que sua rig de mineração ETH é apenas um computador.

Embora alguns ainda zombem das possibilidades oferecidas pelas criptomoedas, a realidade é que ela fornece uma saída econômica aberta a todos. No caso da Venezuela, também é literalmente a diferença entre viver ou morrer de fome.

Fonte: bitcoinist
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Receba notícias diárias sobre o Bitcoin:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/guiadobitcoin