El Salvador canalizará ganhos de Bitcoin para um projeto veterinário

El Salvador canalizará ganhos de Bitcoin para um projeto veterinário

By Sam Grant - min. de leitura

O presidente de El Salvador compartilhou seu plano de usar os lucros obtidos com o Bitcoin na instalação de um hospital para animais de estimação no sábado

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou por meio de um tópico do Twitter no fim de semana que os lucros recentemente obtidos com o Bitcoin seriam redirecionados para financiar um projeto veterinário. O Bitcoin mais uma vez quebrou a marca de $1 trilhão do valor de mercado ao ultrapassar $55.000 na semana passada. El Salvador se destacou como um dos ganhadores, à medida que o Bitcoin Trust do país crescia.

O presidente Bukele disse que o país ganhou cerca de $4 milhões em lucro com a última corrida do Bitcoin. Ele acrescentou que a quantia será usada para construir um hospital para animais de estimação no país. Ele também esclareceu que nenhum bitcoin que o país sul-americano mantinha em sua reserva teria que ser usado para a construção do hospital.

"A propósito, não estamos vendendo nenhum #BTC, estamos usando a parte em USD do fundo, já que a parte BTC agora vale mais do que quando o fundo foi estabelecido. A propósito, o Hospital de Animais provavelmente apreciará em relação ao dólar. #Bitcoin, ao contrário, é uma moeda deflacionária", escreveu.

O presidente também deu mais detalhes sobre o projeto proposto do hospital, detalhando que ele estaria equipado para atender 128 emergências, 64 cirurgias, 32 procedimentos de raio-x e 384 consultas por dia. O projeto representa um dos primeiros grandes benefícios sociais da decisão do Bitcoin de El Salvador, que contribuirá muito para mitigar o quão divisivo ele tem sido.

Antes do lançamento oficial do Bitcoin como moeda oficial, alguns salvadorenhos saíram às ruas para lamentar a decisão, dizendo que era opressora. Alguns alegaram que o objetivo era estender o regime de Bukele. Organismos internacionais como o FMI também contribuíram e dispararam avisos para El Salvador antes de lançar oficialmente o Bitcoin como moeda com curso legal.

Mais recentemente, o post no Reddit do co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, pareceu questionar as táticas do presidente Bukele em pressionar pela adoção do Bitcoin. O principal ponto de discórdia de Buterin é que a população salvadorenha não tinha educação adequada sobre criptomoedas.

"Essa tática de levar o BTC para milhões de pessoas em El Salvador ao mesmo tempo, sem quase nenhuma tentativa de educação prévia, é imprudente e corre o risco de um grande número de pessoas inocentes serem hackeadas ou enganadas. Que vergonha para todos (ok, tudo bem, vou gritar os principais responsáveis: vergonha para os maximalistas do Bitcoin, que o elogiam sem crítica", disse ele.