É ISSO MESMO! Binance está abrindo um banco descentralizado e comunitário, o Founders Bank

É ISSO MESMO! Binance está abrindo um banco descentralizado e comunitário, o Founders Bank

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A maior exchange de criptomoedas do mundo, a Binance está trabalhando em um projeto para lançar um banco descentralizado que une a indústria de criptomoedas ao banco convencional. A instituição financeira terá sede em Malta e a captação de recursos será realizada de acordo com a lei alemã. Autoridades em Valletta saudaram a iniciativa que deve ganhar apoio de outros investidores de criptomoedas também.

Banco descentralizado e de propriedade comunitária

A Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume de negócios, está explorando oportunidades de lançar um banco próprio. O projeto, esperando o apoio de outros investidores em criptomoedas, está centrado na ideia de criar uma instituição financeira descentralizada, de propriedade da comunidade, de acordo com a plataforma de negociação.

O futuro Banco dos Fundadores será baseado em Malta, a nação insular que se estabeleceu como um destino amigável à criptografia. Binance disse à Bloomberg que adquiriu uma participação de 5% em uma avaliação pré-money de 133 milhões de euros (US$ 155 milhões), junto com outros investidores âncora.

Um sistema que unifica Banco + Bitcoin?

Em essência, o novo banco representa um esforço para unir a indústria de criptomoedas ao sistema bancário convencional. Para fazer isso, a Binance e seus parceiros precisam obter as licenças necessárias em Malta, onde as autoridades já receberam bem a iniciativa. Além disso, o conselho do banco incluirá o assessor de blockchain do governo, Abdalla Kablan, informou o Malta Daily. De acordo com o outlet, o conselho será presidido pelo empresário Michael Bianchi.

“Estamos honrados em ser escolhidos como a localização do primeiro banco global de propriedade da comunidade”, disse Silvio Schembri, ministro júnior de serviços financeiros, economia digital e inovação do Gabinete do Primeiro Ministro de Malta. Ele foi citado em um comunicado divulgado pela Binance na quinta-feira. Para operar na UE, o banco terá que adquirir uma licença de reguladores malteses e uma aprovação do Banco Central Europeu.

O Founders Bank realizará sua oferta através da plataforma de captação de recursos Neufund, baseada em blockchain, e emitirá seus próprios tokens de equity legalmente vinculantes. A venda simbólica será conduzida sob regulamentos alemães em colaboração com uma das principais bolsas de valores da Europa no final deste ano, disse Binance, sem identificar a bolsa.