HomeDiretor da Goldman Sachs prevê mudanças na regulamentação das criptomoedas

Diretor da Goldman Sachs prevê mudanças na regulamentação das criptomoedas

Sam Grant

Nome da Goldman Sachs atrás de um Bitcoin

Diretor executivo da Goldman Sachs, David Solomon, previu uma mudança drástica na forma como as autoridades americanas regulamentam as criptomoedas.

David Solomon, chefe executivo da empresa bancária de investimentos, Goldman Sachs, está convencido de que o cenário regulatório nos EUA verá uma grande mudança em breve. O banqueiro americano de investimentos projetou que as regulamentações das criptomoedas verão uma mudança no que diz respeito às instituições financeiras.

Solomon descreve a mudança como uma “grande evolução” que afetará a forma como os órgãos reguladores nos EUA regulamentam o Bitcoin e outros ativos criptográficos. Falando no Squawk Box program, da CNBC, no dia de ontem, o chefe da Goldman Sachs pareceu sugerir que o ambiente regulatório das criptomoedas mudaria para acomodar as instituições bancárias.

Questionado sobre os planos do banco multinacional em relação à adoção do Bitcoin, Solomon explicou que a Goldman Sachs está monitorando de perto as moedas digitais.

“Continuamos a pensar na moeda digital e na digitalização do dinheiro de uma forma muito proativa e, nesse contexto, estamos comprometidos com nossos clientes, e analisamos tudo isso através da centralidade de “o que nossos clientes precisam?”

As instituições financeiras nos EUA estão, atualmente, impedidas de fornecer exposição direta às criptomoedas aos seus clientes, uma vez que os ativos criptográficos como o Bitcoin estão categorizados na classe de ativos de alto risco. Por este motivo, as instituições só estão autorizadas a oferecer exposição a ativos digitais indiretamente, por exemplo, como fundos ou títulos negociados em bolsa.

Solomon previu que esta restrição logo seria levantada de alguma forma, já que o setor das criptomoedas está evoluindo. No entanto, ele não especulou exatamente de que forma as regulamentações evoluiriam ou que mudanças seriam efetuadas.

“Penso que haverá uma grande evolução. No que diz respeito à forma como isso evoluirá nos próximos anos, nós operamos nas regras que temos, e não vou especular sobre o rumo das regras para as instituições financeiras reguladas, mas vamos continuar a encontrar maneiras de servir nossos clientes à medida que avançarmos.”

As observações de Solomon ecoam o que foi dito anteriormente por Jay Clayton, ex-presidente da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA, sobre o mesmo programa. Clayton evocou que o cenário regulatório está para evoluir em breve  e informou que novos regulamentos sobre as criptomoedas estão a caminho.

A Goldman Sachs tem feito manchetes nas últimas semanas ao continuar sua investida no espaço das criptomoedas. Recentemente, revelou que sua unidade de gestão do patrimônio privado estava trabalhando para oferecer exposição ao Bitcoin a clientes abastados com ativos superiores a 25 milhões de dólares. O banco também retomou as operações de sua mesa de negociação de criptomoedas e registrou um ETF de Bitcoin no mês passado.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.