HomeDinheiro sujo em um mundo digital: modernizando abordagens para KYC, AML e financiamento ao terrorismo

Dinheiro sujo em um mundo digital: modernizando abordagens para KYC, AML e financiamento ao terrorismo

Melissa Eggersman

Na nova economia digital – o advento do banco digital e da gestão do dinheiro – os criminosos aperfeiçoaram a arte de movimentar valores através dos continentes à velocidade da luz e os avanços tecnológicos dificultaram o trabalho das agências de aplicação da lei. Se a lavagem de dinheiro fosse um país, teria sido a quinta maior economia do mundo e isso equivale a 3% do PIB global, com US $ 2 trilhões, de acordo com as estimativas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Fraude e lavagem de dinheiro não são um fenômeno particularmente novo, mas a Internet tem sido a maior mudança na luta contra o crime financeiro. Em nosso mundo atual, o dinheiro pode ser transferido e retirado sem qualquer variável de rastreamento correspondente, como um endereço IP. A internet pode permitir a detecção de entidades que tentam agir por meio do anonimato dos serviços de pagamento on-line, transações peer to peer, moedas virtuais (criptografia) e servidores proxy para mencionar apenas alguns.

Surpreendentemente, os atores da cadeia de valor de fraude não são apenas os hackers ou os cartéis de drogas, mas também os conspiradores (tomadores de decisão) dentro da indústria de serviços financeiros que oferecem esses serviços ilícitos para obter propinas pesadas em troca. Além da superfície, o impacto do dinheiro sujo na sociedade não pode ser enfatizado demais – é usado para financiar conflitos em todo o mundo e atividades de lavagem de dinheiro, em particular, reforçam os preços das propriedades nas grandes cidades.

Houve soluções e organizações implementadas para mitigar todas elas – como a Força-Tarefa de Ação Financeira, o órgão contra a lavagem de dinheiro que tem a tarefa de avaliar a eficácia global contra a lavagem de dinheiro. A maioria dos países, porém, está fazendo um trabalho terrível ao impedir que indivíduos corruptos e seus colaboradores do setor roubem dinheiro e se safem.

Nos últimos tempos, fomos atingidos por escândalos, incluindo, mas não limitados a: como os indivíduos usam empresas de fachada para ocultar a governança corporativa e informações sobre propriedade, uma fraude bancária que levou a um grande esquema de lavagem de dinheiro, um escândalo do fundo soberano e como uma organização internacional, a FIFA, estava envolvida em controvérsias financeiras. Ninguém está imune a essas ameaças em um cenário financeiro global que muda rapidamente.

Os atores do crime estão constantemente explorando novas maneiras de explorar buracos nos canais legítimos, de modo a mascarar seus lucros ilegais como propostas legais. Para resolver esse desafio, as estratégias precisam evoluir e é preciso haver esforços de colaboração entre a indústria de serviços financeiros, especialistas em tecnologia e o governo. No grande esquema das coisas, é muito importante entender as motivações e modus operandi dos indivíduos que se envolvem no comércio de dinheiro sujo. Quando as empresas entendem os inimigos e suas estratégias, elas podem se proteger melhor.

SOLUÇÃO DIGITAL

O crescimento estratosférico da tecnologia tem sido benéfico para os esforços de combate à lavagem de dinheiro, mas também é oneroso, portanto, a dicotomia. Por um lado, ele fornece insights, escopo e escala para investigação e gerenciamento e, por outro lado, pode ser complicado e complicado devido à falta de interação entre soluções e produtos de tecnologia legados e as tecnologias mais recentes. Em meio ao persistente “ruído” na arena cibernética, dois novos fenômenos tecnológicos podem redefinir como o crime financeiro está sendo combatido – Blockchain e Machine Learning. Essas tecnologias podem ser implantadas para criar sinergia entre fontes de dados internas e externas de terceiros e validar o vínculo entre transações e entidades.

Fonte: https://medium.com/@ubongudoh/dirty-money-in-a-digital-world-modernising-approaches-to-kyc-aml-terrorist-financing-a2039d2d7b4b

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.