DigiByte é retirada da lista de negociações da Poloniex

DigiByte é retirada da lista de negociações da Poloniex

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Poloniex anunciou planos de retirar a DigiByte da sua lista de negociação. A notícia por si só não é tão curiosa, porém, a decisão foi tomada após uma discussão pública no Twitter entre o fundador da DGB Jared Tate e um dos novos proprietários da corretora, o sempre controverso Justin Sun.

Tate criticou a TRON, que a Sun fundou, em uma série de tuítes com 8 partes, começando com:

“Estou enojado com todos esses trolls/bots da #TRON me atacando e promovendo uma rede 100% pré-minada e completamente centralizada, como o presente mais descentralizado de Deus. Agora, a #Poloniex se transformou em uma fábrica de shill de US$TRX depois de retirar dados confidenciais de clientes dos EUA.”

Tate é um dos críticos da Tron, e não são poucos os que não apoiam completamente o jeito que a moeda opera o seu ecossistema, com centralização excessiva e uma maior preocupação com propagando do que com desenvolvimentos.

Horas depois, a Poloniex tuitou sua intenção de excluir o DGB por não atender ao ‘padrão de listagem’ da exchange. A ‘revisão cuidadosa’ da corretora foi uma tarefa rápida, deixando muitos se perguntando se Justin Sun estava usando a Poloniex como arma contra ataques a sua pessoa e ao ecossistema da Tron.

 

Como comprar Ethereum no Brasil

 

Vale mencionar que o caso entre a Tron e a Poloniex é um pouco complicada. Inicialmente, a Poloniex, que fazia parte do Grupo Circle, ganhou “investidores misteriosos” da China.

Fontes internas afirmaram que um dos investidores eram Justin Sun, que negou tudo na época. Porém, pouco tempo depois ele assumiu que era sim um dos investidores misteriosos da Exchange.

Desde então, paira uma grande sombra de desconfiança entre os observadores do criptomercado que acreditam que a influência de Sun na corretora vai muito além de apenas investir.

Poloniex importante para o DigiByte, mas não é crítica

DigiByte é a 55ª maior criptomoeda do mercado, de acordo com a sua capitalização total. O seu 6º e 42º mercados comerciais mais importantes foram na Poloniex, para DGB/BTC e DGB/USDT, respectivamente.

Combinados, os volumes de negociação de DGB da Poloniex chegaram a pouco mais de US$100.000 por dia. ZBG Global é facilmente o câmbio mais importante da DigitByte por volume de negociações.

Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares, observou que “as corretoras são empresas privadas e não têm nenhuma obrigação de listar ou negociar qualquer ativo.”

Embora isso possa ser verdade, como importantes guardiões do setor, as exchanges devem ser mantidas com altos padrões de conduta para que a economia de ativos digitais amadureça. A exclusão da DigiByte pela Poloniex foi, de qualquer forma, um ato malévolo e pessoal de sabotagem.

Com a tempestade de tweets de Tate diminuindo, a equipe por trás do DigiByte tomou uma decisão com a cabeça mais fria. O site Crypto Briefing entrou em contato com a comunidade DigiByte e Josiah Spackman respondeu dizendo:

“Foi uma pena ver a Poloniex decair nos últimos dois anos e, embora eles representem apenas 1% do volume de negócios da DigiByte, eu pessoalmente quero desejar a eles o melhor no futuro. Espero sinceramente que eles possam mudar as coisas e fazer as mudanças estruturais necessárias para desfazer seu próprio dano. Eles apoiavam o DigiByte desde os primeiros dias de 2014, mas corretoras trocas ir e vir, é uma pena que pareça que é a hora da Poloniex.”

Veja também: Bitcoin: Qual o motivo da alta de hoje?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: