HomeDesenvolvimento da computação quântica afetará a segurança do Bitcoin

Desenvolvimento da computação quântica afetará a segurança do Bitcoin

Benson Toti

A computação quântica pode estar mais próxima do que pensávamos, graças a uma série de métodos científicos recentemente desenvolvidos. Além disso, uma nova implementação do algoritmo de Shor aumenta a urgência do Bitcoin melhor a sua segurança para o advento da computação quântica.

Avanço da computação quântica

Atualmente, o Bitcoin é obviamente resistente a todos os tipos conhecidos de ataques cibernéticos. No entanto, de acordo com alguns especialistas, dispositivos Bitcoin e de IoT (Internet das coisas) não estariam imunes a ataques baseados em quântica, pelo menos em alguns aspectos.

Anúncios que indicam que os cientistas estão perto de construir um computador quântico estão constantemente sendo transmitidos pela mídia.

Em novembro, cientistas da Universidade de Sussex anunciaram a descoberta de uma nova técnica para simplificar a construção de um computador quântico. “Cientistas da Universidade de Sussex inventaram um novo método inovador que coloca a construção de computadores quânticos em grande escala ao alcance da tecnologia atual“, disse a University of Sussex Center for Quantum Technologies.

Em dezembro, o Instituto Nacional Tyndall também anunciou um novo desenvolvimento: “Agora, um pesquisador e sua equipe no Instituto Nacional Tyndall em Cork deram um “salto quântico” ao desenvolver um passo técnico que poderia permitir o uso de computadores quânticos mais cedo do que o esperado.

A construção de computadores quânticos também está ganhando impulso no mundo dos negócios. Gigantes como Microsoft, Intel, Google e IBM estão demonstrando seu otimismo sobre a computação quântica na medida em que estão investindo mais recursos e aumentando significativamente seus esforços de pesquisa e desenvolvimento.

Por exemplo, a Microsoft está investindo grandes quantias de dinheiro, já que a sua equipe quântica está se preparando para passar da pesquisa à engenharia. “A Microsoft está dobrando seu compromisso com o campo tentador da computação quântica, fazendo uma forte aposta de que é possível criar um computador quântico escalável usando o que é chamado de qubit topológico”, disse a Microsoft.

“Eu acho que estamos em um ponto de inflexão em que estamos prontos para ir da pesquisa à engenharia”, diz Todd Holmdahl, vice-presidente de computação quântica da Microsoft.

 

NSA substituirá criptografia tradicional por Quântica-Resistente

A computação quântica promete trazer imenso poder de processamento e transmissão, que será capaz de resolver problemas complexos mais rápido do que qualquer outro aparelho que possamos ter hoje. Por outro lado, esta mesma potência fará com que seja fácil de crackear todos os dados criptografados com a tecnologia atual.

A Agência Nacional de Segurança (NSA) emitiu recentemente um aviso sobre a ameaça de um computador quântico. “Um computador quântico suficientemente grande, se construído, seria capaz de quebrar todos os algoritmos de chave pública amplamente implantados usados ​​para estabelecimento de chaves e assinaturas digitais“.

Consequentemente, a NSA já está se preparando para o mundo dos computadores quânticos. Especificamente, a NSA está mudando a sua criptografia para a criptografia quântica-resistente.

Nesse sentido, em janeiro de 2016, a NSA anunciou a transição da Criptografia da Suíte B para o Algoritmo de Segurança Nacional Comercial.

“O anúncio NSA é projetado para fornecer aviso suficiente aos desenvolvedores NSS (National Security Systems) e operadores para planejar e orçamento para a nova criptografia como eles projetar seus sistemas. As atualizações criptográficas para o NSS muitas vezes exigem vários anos de planejamento. A NSA quer certificar-se de que todos os proprietários e desenvolvedores do NSS entendem a necessidade de transição a longo prazo e incluam isso em seus planos de orçamento, manutenção e logística”.

Computação Quântica e o algoritmo Shor

O MIT quer saber se os computadores quânticos significam o fim dos esquemas de criptografia, depois de anunciar: “Pesquisadores do MIT e da Universidade de Innsbruck na Áustria relatam que eles projetaram e construíram um computador quântico a partir de cinco átomos em uma armadilha de íons. O computador usa pulsos de laser para executar o algoritmo Shor em cada átomo, para corrigir o fator ao número 15.

O relatório acrescenta: “Os resultados representam a primeira implementação escalável do algoritmo de Shor.”

O algoritmo de Peter Shor resolve o problema de fatoração de números primos muito grandes.

“Usando este algoritmo, um computador quântico poderia quebrar códigos muito mais rapidamente do que todo o computador ordinário (ou clássico) poderia. De fato, um computador quântico capaz de executar o algoritmo de Shor seria capaz de quebrar as atuais técnicas de criptografia em questão de segundos”, escreveu Simone Bone e Matias Castro.

E a criptografia do Bitcoin?

O Bitcoin usa o algoritmo de hash SHA-256, RIPEMD160, e a criptografia de Algoritmo de Assinatura Digital de Curva Elíptica (ECDSA).

Muitos acreditam que um ataque de um computador quântico poderia quebrar a ECDSA, mas que SHA-256 e a RIPEMD160 permaneceriam imunes.

No entanto, a NSA agora recomenda implementar SHA-384 em vez de SHA-256. Na verdade, a NSA decidiu que a agência não usará o SHA-256.

Os computadores quânticos estão chegando mais cedo do que pensávamos. Esse fato combinado com uma nova implementação do algoritmo de Shor, destacando a urgência de agir mais cedo do que mais tarde. Na verdade, é hora de começar a investigar o potencial impacto da computação quântica no Bitcoin para garantir que o Bitcoin permaneça seguro mesmo na era da computação quântica.

Atualmente, você acha que o Bitcoin é resistente a computação quântica? Deixe seu comentário abaixo!

Via: News Bitcoin
Adaptação e Tradução: Guia do Bitcoin

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.