Deputados dos EUA pedem pela criação de ativo digital do dólar

Deputados dos EUA pedem pela criação de ativo digital do dólar

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

senado americano

Você provavelmente já ouviu falar que o Bitcoin e as criptomoedas estão substituindo as moedas tradicionais, não é mesmo? Bom, enquanto afirmar isso ainda é um exagero, considerando que a adoção ainda não está em níveis satisfatórios, mas o medo do criptomercado é bastante real.

Em uma carta ao Presidente do FED, Jerome Powell, dois membros do Comitê de Finanças do Congresso dos EUA pediram informações sobre a visão do FED em relação às criptomoedas.

Os deputados Bill Foster (Democrata) e French Hill (Republicano), assinam o documento, que entre outras coisas, se diz preocupado com a ameaça à supremacia do dólar, além de pedir que os EUA criem uma moeda digital a fim de tokenizar o dólar.

O documento diz:

“Nós estamos preocupados que a supremacia do dólar dos EUA possa estar em risco a longo prazo por causa da ampla adoção dos ativos digitais fiduciários. Internacionalmente, o Banco de Compensações Internacionais conduziu um estudo que descobriu que mais de 40 países ao redor do mundo estão desenvolvimento ou estão interessados em desenvolver moedas digitais.”

A preocupação dos dois deputados é bastante pertinente. A supremacia do dólar é a principal arma dos EUA para controlar economias em todo o mundo, evitando que outras nações conseguissem competir diretamente com o dólar.

Agora, com cada vez mais países se opondo ao país norte-americano, utilizando as criptomoedas para tentar driblar as sanções impostas pelos EUA. A China, que atualmente está em uma guerra econômica contra os Estados Unidos, já planeja lançar uma criptomoeda estatal até 2020.

A Venezuela seguiu pelo mesmo caminho, criando a Petro, um ativo digital com lastro no petróleo. Uma tentativa (mesmo que sem sucesso), para evitar a crise criada pelas sanções americanas.

Os dois representantes do Comitê de Finanças não foram os únicos a falar sobre a situação emergente das criptomoedas.

O presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, disse que é “inevitável” que os bancos centrais, incluindo o Federal Reserve dos EUA, comecem a emitir uma moeda digital.

“Sinceramente, não acho que devemos ser os primeiros a agir como nação a fazer isso”, disse Harker em uma conferência bancária comunitária.

Mas ele acrescentou: “É inevitável… Eu acho que é melhor começarmos a trabalhar em relação a isso.”

Veja também: Por que precisamos do Bitcoin? O “fim do poder” do Dólar

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: