HomeDepartamento da Justiça dos EUA vai combater ataques de bloqueio a criptomoedas

Departamento da Justiça dos EUA vai combater ataques de bloqueio a criptomoedas

Sam Grant

Grupo de trabalho formado pelo Departamento de Justiça deverá dar hoje recomendações sobre como lidar com “ransomware” de ativos digitais

Na semana passada, o Departamento de Justiça reuniu uma equipe de especialistas encarregada de encontrar formas práticas de combater o ransomware. O grupo de trabalho, que inclui especialistas do governo e da indústria, deverá entregar hoje sua proposta completa. Um relatório da Reuters, publicado no início do dia, revelou que a equipe pretende propor regulamentos agressivos relativamente às criptomoedas.

O Bitcoin tem sido o método de pagamento comumente utilizado graças a sua vantagem sobre as transferências de dinheiro, que podem ser rastreadas. Os piratas que utilizam o ransomware geralmente solicitam pagamentos de resgate em Bitcoin. Eles então trocam esses pagamentos de Bitcoin em Monero ou outras moedas de privacidade que são mais difíceis de rastrear.

A Reuters não revelou os nomes de suas fontes, mas implicou que os regulamentos seriam semelhantes aos apresentados pela Financial Crimes Enforcement Network. O relatório detalhou que o painel de especialistas vai sugerir “um rastreamento muito mais agressivo do Bitcoin e de outras criptomoedas”, de modo a lidar com o flagelo. Ele apontou três estratégias principais: melhorar a implementação de todas as regras do Know-your-customer (KYC), adotar requisitos rigorosos de licenciamento para empresas criptográficas, e refinar as regulamentações sobre lavagem de dinheiro.

Philip Reiner, o chefe do Instituto de Segurança e Tecnologia, que presidiu o painel de especialistas, afirmou: “Há muito mais que pode ser feito para restringir o abuso destas tecnologias impressionantes”. Reiner, no entanto, não divulgou mais informações sobre o que o relatório completo implica.

A estratégia proposta significa que a lista de requisitos regulamentares que as bolsas de criptomoedas precisam cumprir será cada vez maior. Há também uma probabilidade de que as normas que se aplicam às instituições financeiras tradicionais sejam agora aplicadas às empresas de criptomoedas.

Dependendo de seu alcance, algumas das recomendações apresentadas pelo painel podem requerer a aprovação do Congresso. Há preocupações de que as medidas propostas possam gerar tensão entre alguns usuários de criptomoedas, que acreditam firmemente que a regulamentação afetará a privacidade do setor.

Outras partes envolvidas no setor das criptomoedas já haviam solicitado regulamentações claras sobre criptomoedas. A questão agora mudou de se as regulamentações devem ou não ser aplicadas para qual deve ser o escopo das regras e de que forma as autoridades devem regulamentar os ativos digitais. Os reguladores federais e os investigadores de crimes financeiros são algumas das partes que pressionam por regulamentações das criptomoedas.

Etiquetas:
Eua, USA
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.